Sites relacionados
Gente & TV
Diversão
Música
Cinema & DVD
GLS Planet
 Notícias por e-mail

Receba as últimas notícias no seu e-mail


 Fale conosco

Parada Gay 2006
Domingo, 30 de julho de 2006, 18h18  Atualizada às 20h06
Parada Gay lota Copacabana com cores, luxo e alegria
 
EFE
Parada Gay diverte milhares de pessoas no Rio
Parada Gay diverte milhares de pessoas no Rio
 Últimas de Parada Gay 2006
» Parada Gay lota Copacabana com cores, luxo e alegria
» 800 mil pessoas são esperadas para a Parada Gay do Rio
» Madri celebra Dia do Orgulho Gay com novas reivindicações
» Parada gay em Lisboa homenageia travesti brasileiro morto
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A orla de Copacabana, na Zona Sul, ficou lotada neste domingo por causa da 11ª edição da Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). A estimativa é de que pelo menos 800 mil pessoas tenham participado do evento, que invadiu a Avenida Atlântica com uma profusão de cores, luxo e muito brilho.

Veja a foto ampliada de manifestante!
Mais fotos!
Leia mais notícias de O Dia

Travestis com todas as formas, tamanhos e adereços chamaram a atenção dos participantes e de quem estava somente olhando. Muitos moradores acompanharam pelas janelas e sacadas dos prédios. Outros não resistiram e tomaram as calçadas. Crianças, jovens e até idosos se misturaram aos defensores da igualdade.

Com o tema "Sou cidadão, sou igual a você. Pela criminalização da homofobia. União civil já!", um dos destaques foi a megabandeira de 100 metros, desfraldada durante toda a marcha.

"Nós queremos chamar a atenção do Congresso Nacional para a importância desses projetos, que vão ajudar a defender os nossos direitos como cidadãos", disse o coordenador do evento, Cláudio Nascimento.

Dezessete trios, três carros de som e mais de 50 DJs

Para comandar a festa em alto e bom som, 17 trios elétricos e três carros de passeio equipados com potentes caixas animaram os participantes da parada. O primeiro carro, "Sou cidadão. Sou igual a você", levou personalidades como o ministro de Direitos Humanos Paulo Vanucci e o ator Sérgio Mamberti.

A cantora Leila Maria abriu o evento com o Hino Nacional. Em seguida, a diva entoou o Hino Oficial da Parada do Orgulho GLBT. "Eu falei que o bom é beijar a boca de quem a gente ama, e que não vale a pena se importar se é cavalheiro ou dama", diz um trecho.

A bateria Fina Batucada vinha em seguida formada por 150 lésbicas. O terceiro trio foi composto por militantes do grupo Arco-Íris, organizador do evento, e convidados. Mais de 50 DJs agitaram com programação variada, que incluiu hits de house, dance, techno, axé, funk, samba, rock-pop, MPB e até flashback.

Na defesa

Segundo o jornalista e ex-BBB Jean Wyllys, "a campanha é muito inteligente. Além de ressaltar princípios da cidadania, mostra que todos merecem respeito, e a orientação sexual das pessoas não determina o caráter".

O estudante Felipe Soares, 24 anos, participa do evento há três anos. "Gosto de fazer parte de movimentos que celebrem a igualdade", elogiou.

Organização

A festa deste ano por pouco não perdeu o charme. A Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público sugeriu transferir a parada para o Centro e só liberou o evento em orla diante de várias exigências, como vetar show após a marcha.

Atendendo à solicitação do MP, a PM mobilizou 1.070 homens, 208 viaturas, dois helicópteros, uma lancha, ambulância e trailer de comando, além de cães e cavalos. Já a Guarda Municipal atuou com 200 homens fazendo o patrulhamento, e a prefeitura instalou 100 banheiros químicos.
 

O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.