> Diversão  > Gente & TV
 Notícias por e-mail

 Fale conosco

 Sites relacionados
Almas Gêmeas
BBB4
Cinema & DVD
Diversão
GLS Planet
IstoÉ Gente
Música
Séries Online

Parada Gay 2005
Domingo, 5 de junho de 2005, 19h27 
Parada gay de Porto Alegre vira apoteose familiar
 
Terra
Grupo de drags amigas
Grupo de drags amigas
Galeria de fotos
» Parada Gay de Porto Alegre reúne mais de 70 mil
 Últimas de Parada Gay 2005
» Miss Brasil Gay 2005 volta para Juiz de Fora
» Corumbá festeja Dia do Orgulho Gay no domingo
» Parada Gay de AL espera reunir 30 mil no domingo
» Deputado sergipano condena criação da "Igreja Gay"
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A 9ª Parada Livre de Porto Alegre foi realizada nesta tarde com a presença de cerca de 70 mil pessoas no Parque da Redenção. O evento reuniu gays, lésbicas, gogo boys musculosos, drag queens, travestis, mães, pais, filhos, avós e até movimentos sociais radicais, como punks e o MST.

Veja fotos da Parada gaúcha
Tudo sobre a Parada Gay de São Paulo
Veja vídeos da Parada de São Paulo!

Como já é tradição, as famílias, animadas, dançaram ao som de música eletrônica despejada por quatro trios elétricos ao lado de figuras exuberantes e chamativas cheias de maquiagem e perucas enormes coloridas.

Por volta das 13h, teve início o evento. Em um palco montado em pleno parque, drags e travestis fizeram performances por mais de duas horas. Apresentado por dois ícones da cultura gay da capital gaúcha, Glória Crystal e Charlene Voluntaire, o show foi uma seqüência de dublagens engraçadas e sensuais.

Ao final das apresentações, começou a caminhada. Carregando balões, bandeiras e faixas de protesto, o público percorreu o itinerário que faz a volta no grande parque. Os trios elétricos arrastaram a multidão pelas avenidas Osvaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e Luiz Engler. A passeata terminou no mesmo local onde teve início, no palco oficial do evento. Ali, após a caminhada, rola uma rave a céu aberto sem hora para acabar.

Parada atrai jovens
Muitos gays que estavam presentes na parada eram bem jovens e vieram do interior. Alguns deles estavam montados, ou seja, vestidos com roupas especiais, quase fantasiados, com muita maquiagem e perucas. Animados, já pulavam e dançavam antes mesmo de a caminhada ter início.

"É a primeira vez que venho e me sinto muito, muito contente. Ver tantas pessoas como eu é um alívio", contou Robson Carvalho Schmidt, 18 anos, da cidade de Veranópolis. Ele não estava montado, mas acompanhava seu amigo que se identificou como Roney, apenas. Roney ostentava um short e blusa de vinil e meia arrastão. No rosto, maquiagem pesada. "Ele não se montou, mas é coisa de iniciante. Ano que vem ele vai se montar sim!", garantiu o amigo.

Os jovens e os travestis são os mais chamativos e espalhafatosos. No entanto, dividem os olhares do público com a outra parte do universo gay: os musculosos. As chamadas barbies são mais discretas, mesmo assim chamam a atenção por onde passam.

Porto Alegre terá duas paradas gays
A 9ª edição da parada gay de Porto Alegre sofreu um racha neste ano por motivações políticas. A que ocorreu hoje foi uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana e os grupos Nuances e Igualdade. A Parada Livre, sempre organizada pelo Nuances, integra o calendário oficial da cidade.

No próximo dia 19, ocorrerá uma segunda parada gay, desta vez organizada pelo Fórum LGBT de Porto Alegre, que reúne os grupos Desobedeça GLBT, SOMOS LGBT, Outra Visão - Contestação LGBT - LEGAÚ - Liga Brasileira de Lésbicas e Vivências LGBT.
 

Redação Terra