> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Entrevistas
Domingo, 22 de outubro de 2006, 10h05 
Paola Oliveira é a mais nova aposta da Globo
 
Diogo de Oliveira
 
Luiza Dantas/Carta Z Notícias/TV Press
Paola Oliveira é a protagonista de  O Profeta
Paola Oliveira é a protagonista de O Profeta
 Últimas de Entrevistas
» Marcelo Valle se divide entre o teatro e 'Paraíso Tropical'
» Leonardo Vieira se destaca como policial justiceiro de trama
» Fernanda Paes Leme vai se atirar em cima dos homens na TV
» Personagem de Chris Couto sofre com falta de namorado
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Paola Oliveira é uma das atrizes com início de carreira televisiva mais meteórico dos últimos anos. Depois de padecer na malograda novela Metamorphoses, da Record, e de interpretar a aspirante a modelo Giovana, em Belíssima, a garota de 24 anos, chamou a atenção de autores e diretores da Globo.

Veja a foto ampliada!
Leia o resumo da novela
Fotos ampliadas de famosos!

Com o papel da mocinha de O Profeta em aberto, o autor Walcyr Carrasco e o diretor Roberto Thalma resolveram apostar pesado e transformá-la em protagonista. "Fazer uma protagonista é pesado, é intenso. Dá um friozinho na barriga", diz a quase estreante.

Na trama, a personagem de Paola é Sônia, uma jovem doce e trabalhadora que sustenta a casa com seu modesto salário. Filha de seu Piragibe, o pai coruja e rabugento interpretado por Luis Gustavo, ela é funcionária da fábrica de cristais de Clóvis, interpretado por Dalton Vigh.

Bonita, encantadora e nem um pouquinho boba, a moça vive "driblando" as constantes investidas do patrão, que deseja casar-se com ela.

No início da novela, ela namora Camilo, um rapaz vaidoso e ambicioso interpretado por Malvino Salvador. O namoro, porém, não vai resistir à incontrolável paixão entre Sônia e Marcos, o profeta vivido por Thiago Fragoso.

"Procurei dar vivacidade à Sônia. Sou muito espevitada e a personagem é superdelicada, ingênua e sensível. Espero dar um 'tempero' a mais", torce a ex-modelo.

Na novela, sua personagem usa as tradicionais saias rodadas e meias-soquete, e vive com um penteado impecável - feito à base de gel. Tudo de acordo com a moda e o estilo de vida da São Paulo dos anos 50 - período retratado na trama.

"É uma época linda, de grandes acontecimentos e muita elegância! Os valores eram outros e questões como o casamento tinham importância maior", deslumbra-se.

Seu visual inspirado no de Grace Kelly remete ao que a atriz americana utilizou no clássico Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock.

Além da mudança estética, Paola buscou muitas referências dos anos 50. Assim como todo o elenco da novela, a atriz fez oficinas de dança, aulas de fonoaudiologia - para dar uns "retoques" no vocabulário - e de etiqueta, para aprender a colocar uma luva, por exemplo.

"Não tenho nem luva de frio, quiçá dessas para ficar bonita!", brinca, referindo-se às luvas usadas pelas mulheres do período.

Livros espíritas foram outra importante fonte de pesquisa para a atriz. Isso porque a novela escrita por Ivani Ribeiro em 1997, e adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes, sob supervisão de Walcyr Carrasco, é inspirada no espiritismo.

"De Ivani Ribeiro não tem nem o que dizer. É um texto muito ingênuo e sensível que me encantou. Não acredito na premonição, mas acho que todos nós temos um sexto sentido", diz.

Novidades marcantes
Tudo ainda é novidade na vida de Paola Oliveira. Paulistana acostumada à correria da Grande São Paulo, a moça morava com os pais até ser aprovada nos testes para Belíssima.

Fisioterapeuta recém-formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, a atriz deixou de lado a família e a futura profissão para arriscar-se na novela das oito da Globo, mesmo a contragosto do pai "coruja", que não desejava que a filha seguisse por esse caminho. "Me julgo, ao menos, corajosa!", diz com bom humor.

Com o rosto estampado nas tevês do país inteiro durante os oito meses da trama de Silvio de Abreu, o resultado surpreendeu a própria Paola.

No último mês de Belíssima, durante uma gravação, a atriz foi avisada pela direção da Globo que tinha sido escolhida por Walcyr Carrasco e Roberto Thalma para protagonizar O Profeta.

Por mais otimista que fosse, nem a própria Paola imaginava emendar um novela em outra logo de início. Muito menos ganhar um papel de protagonista em seu segundo folhetim.

Passada a euforia inicial, já de volta ao ar, Paola não pensa em curtir a fama. Seu pensamento está focado na atual trama das seis e na carreira. "Tento sempre fazer o meu melhor, ainda que o trabalho não saia perfeito. Agora, vou estudar e me dedicar, porque o resto tenho fé que vai dar certo", avalia.

Instantâneas
# Assim como a maior parte do elenco de O Profeta, Paola Oliveira não assistiu à primeira versão da novela, exibida na Tupi em 1982.
# Durante a fase de preparação para a novela, Paola buscou referências para viver a Sônia em filmes e produções, como a minissérie Anos Dourados, exibida na Globo em 1986.
# Antes de estrear na Globo em Belíssima, Paola teve uma curta passagem por Metamorphoses, fiasco da Record que marcou a reativação do núcleo de dramaturgia da emissora, em 2004. Devido ao mau rendimento de audiência da novela, a emissora pôs fim à trama sem sequer avisar à atriz.
# Depois de estudar teatro por cerca de dois anos em São Paulo, Paola Oliveira fez o curso de interpretação do diretor da Globo Wolf Maya.
 

TV Press
Imprimir Enviar