> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Caminhos do Coração
Domingo, 2 de setembro de 2007, 11h01 
Leonardo Vieira se destaca como policial justiceiro de trama
 
Mariana Trigo
 
Jorge Rodrigues Jorge/TV Press
Leonardo Oliveira protagoniza  Caminhos do Coração  da Record
Leonardo Oliveira protagoniza Caminhos do Coração da Record
 Últimas de Caminhos do Coração
» Record quer fazer 3ª temporada de 'Caminhos do Coração'
» Fim de 'Caminhos do Coração' bate recorde de audiência
» Babi Xavier será vilã rejuvenescida em novela
» Antônio Pitanga estréia na Record em nova fase de novela
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Leonardo Vieira garante que Marcelo é um mocinho completamente diferente dos que já interpretou na TV. Na pele do protagonista de Caminhos do Coração, da Record, o ator não disfarça a empolgação quando enumera as aventuras do herói, que mais se assemelha a um personagem de filme de ação do que um mocinho romântico de folhetim.

» Veja a foto ampliada
» Leia o resumo da novela

"O Marcelo atira, pilota helicóptero, tem cenas eletrizantes. É ativo demais, completamente diferente daquele mocinhos passivos e passionais", compara, com um sorriso rasgado.

Falante e muito bem-humorado, o ator se orgulha de nem precisar ter feito qualquer tipo de pesquisa ou laboratório para o policial federal. Afinal, para as cenas de tiro, o carioca assume que foi treinado desde a infância, pois todos os homens de sua família tinham o hobby de caçar aves com armas de fogo.

"Não gosto de armas, mas passei minha infância atirando em latinhas com espingardas de chumbinho. Só que nunca tive coragem de matar animais", lembra. Para se fortalecer com o preparo físico que o personagem exige, Leonardo novamente assegura que não fez nenhum treinamento especial. "Sou um atleta. Corro, pratico musculação e luto muay tai. Nesse sentido, nem me preocupei", orgulha-se.

Além de desvendar diversos crimes na trama - a começar pelo assassinato de sua própria mulher Mabel, vivida por Sabrina Greve -, o personagem terá de enfrentar o perigoso Taveira, um inescrupuloso delegado, interpretado por Gabriel Braga Nunes, que o acusa de matar Mabel.

Em sua busca pela verdade, o papel de Leonardo encontra Maria, a protagonista de Bianca Rinaldi, que também é acusada de assassinar Dr. Sócrates, interpretado por Walmor Chagas. "O Marcelo e a Maria se apaixonam e ficam foragidos até conseguirem descobrir toda a verdade sobre as mortes. Essa trama promete prender realmente a atenção", acredita.

O personagem de Walmor é o dono da clínica Progênese, que faz experiências com DNA humano para mutações genéticas, que geram diversas crianças com superpoderes. Como a própria Tatiana, de Letícia Medina, que vive a filha do policial Marcelo. "Sempre adorei esse assunto. Os humanos não utilizam nem 10% de sua capacidade cerebral. Quando utilizarmos mais a nossa mente, saberemos usar nossos superpoderes", supõe o ator.

A "façanha" da personagem da pequena Letícia será mover objetos apenas com o poder da mente. "Com este personagem do Bem, as crianças vão passar a gostar de mim. Na época que vivi o Lopo, elas tinham medo até de me olhar", diverte-se Leonardo, citando seu único vilão na tevê em sua última novela, "Prova de Amor", também assinada por Tiago Santiago. "Como fiz o vilão nessa trama, o Tiago fez questão que eu fizesse o mocinho agora. Não tinha como recusar. Somos amigos desde a adolescência", entrega o ator de 39 anos.

Prestes a completar 17 anos de carreira, desde que estreou em A História de Ana Raio e Zé Trovão, na extinta Manchete, Leonardo não pensa duas vezes ao lembrar seus personagens mais interessantes na tevê, segundo o ator. Seu maior sucesso foi o José Inocêncio, em Renascer, em 1993, quando realmente ficou conhecido do público ao interpretar o papel de Antônio Fagundes jovem, na primeira fase da novela.

"Fui tão assediado que fiquei com medo da avalanche de jornalistas me procurando na época", exagera. No entanto, seu papel preferido ostentava um suntuoso figurino de época. Era o Pedro da Maia da minissérie "Os Maias" que, assim como Renascer, também foi assinada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. "Foi minha melhor experiência de vida, a viagem para Lisboa, todo o processo de composição daquele trabalho. Foi memorável e meu maior aprendizado", derrete-se.

Sem maiores compromissos
Leonardo Vieira sempre opta por fazer contratos apenas por obra nas emissoras. "Sei que não vou ficar rico assim, sem contrato fixo. Mas prefiro a liberdade de poder escolher o que fazer. É a forma que encontrei para ser feliz sem me sentir preso a nada", pondera o ator, que atualmente divide as gravações da novela, de quarta a sábado no Rio, com sua rotina de estudante em São Paulo.

Leonardo está no quarto período do curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUC da capital paulista. "Este curso é uma mistura de Comunicação Social e Filosofia. Tem tudo a ver com minha carreira", afirma o ator, que freqüenta as aulas apenas segunda e terça. "O motivo que me fez aceitar a novela foi justamente não precisar trancar a faculdade. O Tiago me garantiu que daria", explica, antes de emendar. "Meu trabalho precisa me dar prazer. Atuar é como jogar pingue-pongue ou tênis. São duas pessoas batendo bola. Tem de ser diversão", teoriza.

Instantâneas
# Em Prova de Amor, Leonardo Vieira teve de viver o vilão Lopo, apesar de ser escalado para interpretar o mocinho Daniel. A troca dos personagens foi porque Leonardo teve de fazer uma cirurgia para a retirada de uma hérnia a poucas semanas da estréia da novela. Com isso, não pôde gravar as diversas cenas de luta do mocinho.
# Em 1993, ainda no mesmo ano de Renascer, na Globo, Leonardo foi chamado para protagonizar Sonho Meu como Lucas. Mas nem o personagem nem a trama fizeram sucesso na época.
# Em 2003, o ator fez uma participação em cinco capítulos do Sítio do Pica-pau Amarelo como o Rei Artur.
# No cinema, Leonardo atuou em longas como O Vestido, de Paulo Tiago, e Concerto Campestre, de Henrique de Freitas Lima, entre outros.
# Leonardo Vieira atuou em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva. Na trama, exibida em 2005, o ator interpretava Leandro, marido de Nalva, de Tânia Khalil. Após a separação da mulher, Leandro terminou a trama com Cláudia, interpretada por Leandra Leal.
 

TV Press
Imprimir Enviar