Emmy 2007

Sites relacionados

Emmy 2007

Quinta, 19 de julho de 2007, 13h55 

'Família Soprano' lidera indicações ao Emmy

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O polêmico final de Família Soprano não afetou a força do seriado no anúncio dos indicados à 59ª edição dos Prêmios Emmy, uma das principais premiações americanas de televisão, na qual a produção exibida pela HBO foi a que recebeu mais indicações.

As 15 indicações, inclusive a de melhor seriado dramático e de melhor ator para James Gandolfini e Edie Falco, só foi superada pelo filme para TV Bury my Heart at Wounded Knee, com 17 no total, e pela minissérie Broken Trail, com 16.

Mas no quesito séries, esta saga que acompanha o dia-a-dia de uma família de mafiosos liderou por mais um ano a lista desta 59ª edição dos prêmios concedidos pela Academia de Artes e Ciências da Televisão dos EUA.

Esta edição do Emmy - conforme frisou a própria organização do evento deste ano - possui "60% de caras novas" na longa lista de concorrentes.

Família Soprano é um dos seriados mais longevos da televisão americana, com seis temporadas e um final polêmico e inesperado, a julgar pelas críticas.

Mas, junto com a força na premiação, ganha destaque também as 11 indicações recebidas pela estreante Ugly Betty.

O seriado, produzido pela mexicana Salma Hayek e inspirado na novela colombiana Betty, a Feia, é o favorito na categoria melhor comédia do ano, na qual já recebeu um Globo de Ouro.

Além de sua protagonista, a atriz America Ferrera, concorrer como melhor atriz de comédia, Ugly Betty também foi indicada na categoria de melhor seriado de comédia.

Na mesma categoria estão novas produções, que apareceram nesta competição que anunciará os vencedores no dia 16 de setembro.

As comédias 30 Rock e Entourage pela primeira vez concorrem na categoria com as veteranas Two and a Half Men e a vencedora do ano passado, The Office.

Uma ausência sentida nesta categoria foi o seriado Desperate Housewives, que já venceu como melhor comédia, mas tem visto a popularidade cair com o passar dos anos.

Em drama, a crítica dá como vencedor Família Soprano, somando ao fator qualidade a nostalgia que deixa um seriado considerado o melhor produzido pela TV americana nos últimos anos, cujo único ponto de crítica é, para os fãs, o final desconcertante que encerrou as seis temporadas.

Mas nada é certo até a cerimônia de premiação, que acontecerá no Auditório Shrine de Los Angeles. Família Soprano disputará o prêmio de melhor seriado com a estreante Heroes e as já conhecidas Justiça sem Limites, Grey's Anatomy e House.

Com três vitórias seguidas como Tony e Carmela Soprano, Gandolfini enfrenta na categoria melhor ator em seriado dramática os colegas Hugh Laurie (House), Denis Leary (Rescue Me), James Spader (Justiça sem Limites) e Kiefer Sutherland (24 Horas).

A ausência de 24 Horas (que venceu a última edição do Emmy) entre as concorrentes a melhor seriado dramático deste ano reduz as chances de vitória de Sutherland. Mas, como lembram comentaristas, em televisão tudo é possível.

Já em melhores atrizes de seriado dramático, junto com Falco estão Patricia Arquette (Medium), Minnie Driver (The Riches), Sally Field (Brothers and Sisters), Mariska Hargitay (Law & Order: Special Victims Unit) e Kyra Sedgwick (The Closer).

Sedgwick recebeu a notícia no palco enquanto apresentava nesta quinta a lista de candidatos, mesma situação pela qual passou o ator Jon Cryer, indicado a melhor coadjuvante em seriados de comédia por Two and a Half Men.

Na categoria comédia, uma forte candidata é Felicity Huffman (Desperate Housewives), que concorre com Tina Fey (30 Rock), Julia Louis Dreyfus (The New Adventures Of Old Christine), Mary-Louise Parker (Weeds) e America Ferrera ("Ugly Betty").

A lista de melhores atores em seriados de comédia é formada por Alec Baldwin ("30 Rock"), Steve Carell ("The Office"), Ricky Gervais ("Extras"), Tony Shalhoub ("Monk") e Martin Sheen (Two and a Half Men).

EFE
Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.