> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sexta, 10 de outubro de 2003, 23h08 
Mulheres tem final politicamente correto
 
Fórum
» Você gostou do final de Mulheres Apaixonadas? Dê sua opinião!
Sites relacionados
Externo
» Tudo sobre Mulheres Apaixonadas
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Durante toda a semana, especulou-se sobre os finais dos personagens de Manoel Carlos. Teria ou não Dóris uma punição? Marcos deveria mesmo morrer ou apodrecer numa cadeia? Paulinha deveria ganhar a chance de ser feliz? Fred deveria ou não morrer? Helena com César ou com Téo?

As respostas para todas estas perguntas começaram ainda na terça-feira, quando padre Pedro finalmente se declarou para Estela e largou a batina. Maneco não arrumou encrenca com a Igreja já que o sacerdote só se entregou ao amor carnal depois de enviar uma carta ao bispo e deixar suas tarefas como pároco. Mesmo assim, continuou com sua missão de ajudar aos outros.

Já Marcos teve o final mais desejado e esperado de toda a trama. O endoidecido marido de Raquel morreu numa ribanceira. A cena não deixou dúvidas de que não sobrou nada do rapaz. Mas, de outro lado, a morte do psicopata gerou um anticlímax no público, que não concordou com a morte de Fred, o menino doce e apaixonado pela sua professora.

Dóris teve várias lições de moral no último capítulo. Uma velhinha pediu para que pudesse segurar sua mão e lhe disse que um dia também ficará velha. Estela também lhe ensinou que não há bem maior que o amor. Até que, depois de ganhar as jóias de Estela, resolve esnobar e se divertir no bar do hotel. Conhece um homem, que se apresenta como dono de uma joalheria. Carlão, inconformado de não ter a filha por mais um noite em casa, vai a seu encontro. O pai pega a filha na cama com o homem. Carlão bate copiosamente na menina e o homem foge com as jóias. O pai, perturbado, mostra o rosto de Dóris a todos que estão na recepção do hotel. Depois, leva a filha para casa e a joga dentro do quarto. "É aqui que você vai ver", termina Carlão. Dóris pode até não ter levado o fim trágico que muitos queriam, mas as cenas foram fortes e de impacto.

Silvia foi um dos personagens que mais mudaram ao longo de toda a trama. Recatada, conservadora e contida, a dondoca cresceu no folhetim e conquistou fama com seu motorista de táxi, o cafajeste e charmoso Caetano. Ao lado de Shirley, Maneco revela que a alta sociedade também é pudica, mas nem de longe deixa de realizar seus desejos mais secretos, nem que esses sejam sem-vergonhas ou fora dos padrões sociais.

Marina e Expedito tiveram o final que mereceram. Sem grande destaque na trama e abafados pelos personagens de Lorena e Diogo, o casal ficou junto, mas sem muitas chances de conseguir sobreviver e ter um final feliz. Marcinha esqueceu rapidamente Fred e se dedicou a investir em um novo amor. Paulinha ganhou umas das maiores notas da turma e teve de aceitar os pais simples que tem.

Na seção casório, o mais manjado era o de Claudio e Edwiges. A doce e virgem menina se entregou de corpo e alma a seu grande amor. Claudio resolveu aceitar o seu filho com Gracinha e tudo terminou bem. Lorena é mesmo uma mulher de sorte. Depois de viver um tórrido romance com Expedito e de ter o filho mais bonito da novela, a coroa terminou com nada menos que Reynaldo Gianecchini, ops, com Ricardo.

Heloísa apareceu sem avisar na festa de despedida da escola. Sérgio veio a seu encontro. Helô avisa que ainda não se curou, mas que vai continuar a se tratar. Com um misto de amor e piedade, o bonitão volta para os braços de Vidinha, com quem vai viajar. Mas fica claro que a história de Heloísa e Sérgio não acabou.

Como que para pedir desculpas pela morte trágica de Fred, Maneco encerrou Mulheres Apaixonadas com a história de amor de Fred e Raquel. A professora leu um trecho do texto que o menino ia ler na festa de encerramento do ano letivo. Raquel revela a todos da turma que viveu um grande amor e que ela espera um filho de Fred.

Só faltou mesmo o beijo tão esperado de Clara e Rafaela. Beijo até teve, mas não passou de um selinho, que acabou acontecendo no palco durante a interpretação da peça Romeu e Julieta. Não importa se certo ou errado, Manoel Carlos inovou mais uma vez nas tragédias e nas comédias, mas quis ser politicamente correto.

Por fim, Manoel quis dar ao enlace de César e Helena um fim feliz e harmonioso. Mas parece que o médico não vai conseguir abandonar seu lado conquistador de lado. A novela terminou deixar claro se o casal será feliz para sempre. Maneco é assim. Até que a próxima página os separe.


 

Redação Terra
Imprimir Enviar