12ª Parada do Orgulho GLBT

› Diversão › TV › Parada Gay › 12ª Parada do Orgulho GLBT

12ª Parada do Orgulho GLBT

Sábado, 24 de maio de 2008, 17h27 Atualizada às 17h51

Caminhada de lésbicas em SP reúne centenas de pessoas

Centenas de manifestantes participaram na tarde deste sábado da 4ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo.

» Veja a programação completa
» Confira tudo sobre a comunidade GLS

O evento antecipa a Parada Gay, que acontece amanhã na Avenida Paulista, em São Paulo.

Entre as reivindicações das mulheres está o direito de serem lésbicas e a defesa do estado laico que já está assegurado pela Constituição, com independência entre a religião e o Estado. Os manifestantes também lutam contra a mercantilização do corpo das mulheres.

"Uma das grandes questões de opressão nessa sociedade é tratar a mulher como uma mercadoria. As mulheres ainda, de uma maneira geral, estão nas tampinhas de garrafas para vender a cerveja, estão mostrando peitos e bundas para vender carros. Não queremos que o nosso corpo seja usado como uma mercadoria", disse Silvana Conti, organizadora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas.

Segundo ela, a luta contra a mercantilização do corpo feminino já vem sendo discutida em várias conferências e deve ser um dos temas presentes na 1ª Conferência Nacional GLBT, que será realizada de 5 a 8 de junho deste ano, em Brasília.

Silvana explicou que a caminhada lésbica acontece antes da Parada Gay porque o movimento pretende reforçar algumas lutas específicas das mulheres e das lésbicas como, por exemplo, a questão da descriminalização do aborto e o direito à inseminação artificial.

"Ainda é preciso fazer essa caminhada lésbica, que acontece desde 2003. Se ficarmos com o conjunto do movimento amanhã na Parada Gay, as nossas questões específicas não têm visibilidade. A gente considera super importante ter esse espaço de visibilidade só para as mulheres porque, além de sermos lésbicas, sofremos machismo e opressão por sermos mulheres", afirmou Silvana.

A caminhada teve início na Praça Oswaldo Cruz e seguiu pela Avenida Paulista até o Museu de Artes de São Paulo - MASP.

Agência Brasil

Busque outras notícias no Terra