12ª Parada do Orgulho GLBT

› Diversão › TV › Parada Gay › 12ª Parada do Orgulho GLBT

12ª Parada do Orgulho GLBT

Quinta, 22 de maio de 2008, 19h29 Atualizada às 20h11

Feira temática reúne público gay antes da Parada

Priscila Tieppo
Direto de São Paulo

Um dos eventos programados pela Associação da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) para o público homossexual, a 8ª Feira Cultural GLBT foi realizada nesta quinta-feira, na Praça da República, em São Paulo.

» Parada Gay deve atrair mais de 300 mil turistas
» Confira programação completa

Segundo o policiamento local, cerca de cinco mil pessoas se aglomeravam na feira. Para a organização, 200 mil pessoas passariam pelo evento das 10h às 22h.

A feira levou para a praça artigos destinados aos público homossexual, como roupas, acessórios, artigos de decoração, discos e filmes pornôs.

Além disso, por volta das 15h, foram anunciados os vencedores do VIII Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, que homenageia personalidades que lutam pela causa.

Entre os vencedores estavam a atriz Bruna Lombardi, por seu filme O Signo da Cidade e a apresentadora Penélope, da MTV, pelo programa Ponto Pê.

Cunho político
De acordo com a organização do evento, a Parada Gay deste ano pretende difundir o tema Homofobia Mata - Por um Estado Laico de Verdade para que as pessoas saibam o motivo da manifestação.

"Este ano o tema da Parada está em todos os lugares, a organização está sempre reforçando isto no discurso para deixar claro este cunho político do evento", disse Leandro Rodrigues, assessor da Parada.

No palco, líderes do movimento gay falavam sobre seus direitos, documentários que retratam a causa e ressaltavam que o respeito é a conquista mais importante.

Entre os ouvintes, Roberto Mozini, que prestava atenção no discurso, disse que os homossexuais poderiam se engajar mais pela causa ao invés de ir às manifestações gays apenas para brincar.

"Os gays deveriam ter mais consciência política. Eu presto atenção no que eles dizem, mas muita gente vem aqui só para brincar, beijar e isso acaba virando uma grande balada", afirmou Roberto. E emendou criticando a organização. "Falta organização, o lugar está sujo e é muito pequeno", finalizou.

Para que o tema fique marcado, um hino feito especialmente para a ocasião, chamado GLBTema será tocado durante todo o percurso e traz em seus versos frases sobre a discriminação.

Embora não tenha sido programado, todos os carros de desfile que estarão presentes na Parada são de organizações e Ongs que defendem a causa gay.

"Isso não foi proposital, aconteceu neste ano não termos carros de baladas. Mas, de certa forma, isso vai reforçar o lado sério deste evento", ressaltou Leandro Rodrigues.

A Parada GLBT acontece neste domingo a partir das 12h e terá início na Avenida Paulista, em frente ao Masp.

Redação Terra

Divulgação
Parada Gay 2008 traz o tema <I>Homofobia Mata</i>
Parada Gay 2008 traz o tema Homofobia Mata

Busque outras notícias no Terra