> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Quinta, 7 de agosto de 2003, 13h14 
Personalidades falam de Roberto Marinho
 
IstoÉ Gente
Roberto Marinho e D. Lily Marinho
Roberto Marinho e D. Lily Marinho
Veja também:
Saiba mais
» Confira especial
» Morre aos 98 anos Roberto Marinho
» Morte repercute no mundo
» Familiares e celebridades homenageiam Marinho
» Personalidades falam sobre o jornalista
» Veja frases do empresário
» Como fica o império de US$ 6 bilhões da Globo
Enquete
Alguma coisa muda na Globo com a morte de Marinho?
Sim
Não
Não sei

Galeria de fotos
» Morre Roberto Marinho
» Familiares lamentam morte de Marinho
» Amigos velam Roberto Marinho
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A morte do jornalista e presidente das Organizações Globo Roberto Marinho causou repercussão imediata entre políticos, artistas e empresários. Uma das primeiras manifestações partiu do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que enviou uma nota à imprensa lamentando a perda e decretando luto oficial de três dias. A Câmara dos Deputados, durante a votação das emendas da Reforma da Previdência ocorrida nesta noite, fez um minuto de silêncio em respeito à morte do jornalista. Amigos e funcionários de Roberto Marinho também apressaram-se em prestar sua homenagem.

Confira as declarações:

  • POLÍTICOS
  • ARTISTAS
  • EMPRESÁRIOS
  • OUTROS

    "O Brasil perde um homem que passou a vida acreditando no Brasil. Como diria nosso amigo Carlito Maia: 'Tem gente que vem ao mundo a passeio, tem gente que vem ao mundo a serviço'. Roberto Marinho foi um homem que veio ao mundo a serviço".
    Luís Inácio Lula da Silva, Presidente da República

    "O PT expressa o sentimento de dor e de tristeza aos familiares e amigos de Roberto Marinho e aos que construiram as Organizações Globo".
    José Genoíno, Presidente Nacional do PT

    "Perdi um amigo de 44 anos, que foi meu conselheiro. Tenho muitas lembranças de convivência fraterna com o Roberto. Ele era um dos homens mais importantes desse país. Sempre fez questão de ser mais jornalista que empresário. Tenho certeza de que seus três filhos vão honrar seu trabalho e seu nome".
    Antônio Carlos Magalhães, Senador

    "Recebi com surpresa e tristeza a notícia da morte de Roberto Marinho, de quem fui amigo e a quem o jornalismo deve muito. Nos momentos difíceis do Brasil nunca faltou a ele realismo e solidariedade ao país".
    Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República

    "Roberto Marinho valorizou o Brasil através das novelas da Rede Globo".
    Michel Temer, Presidente Nacional do PMDB

    "Criar uma rede de TV nacional é apenas parte da prova da extraordinária história de sucesso de Roberto Marinho".
    José Aníbal, Presidente Nacional do PSDB

    "O Brasil ficou menor. Roberto Marinho foi uma figura humana que ocupou um espaço da história brasileira, quer como jornalista, quer como patriota".
    José Sarney, Presidente do Senado

    "Ele é o exemplo de empresário moderno".
    Rosinha Matheus, Governadora do Rio de Janeiro

    "Do amigo ficará a saudade, e do empresário o exemplo".
    Miro Teixeira, Ministro das Comunicações

    "A construção do jornalismo contemporâneo no Brasil se dá pela inteligência, pela coragem e talento de Roberto Marinho".
    César Maia, Prefeito do Rio de Janeiro

    "O Brasil perde um dos maiores empreendedores de sua história. Tive o privilégio de conviver com ele em muitas ocasiões: ele era um cavalheiro. Um homem muito gentil e afável".
    Ciro Gomes, Ministro da Integração Nacional

    "O jornalista Roberto Marinho foi um grande brasileiro, um homem fiel aos seus princípios. Foi um homem de trabalho, que começou cedo, que ergueu um grupo de comunicação que é referência em todo o mundo".
    Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo

    "O Brasil perdeu uma de suas grandes expressões desse tempo. Um homem de quem discordei muitas vezes, mas que devemos homenagear sempre pelo que ele representa".
    Leonel Brizola, Presidente Nacional do PDT

    "Para mim ficou a marca de alguém muito preocupado com a educação. Ele conseguiu, com sua vida, contribuir para mudar a vida de outras pessoas."
    Anthony Garotinho, secretário de Segurança do Rio de Janeiro

    "O doutor Roberto Marinho faz parte da História do Brasil. Ele viveu os momentos mais importantes do país. Teve uma vida longa e frutífera. E agora descansa em paz."
    Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça

    "O jornalista Roberto Marinho foi um dos principais artífices da cultura brasileira contemporânea, integrada e cosmopolita, engajada com os temas da cidadania e da justiça."
    Luiz Eduardo Soares, secretário nacional de Segurança Pública "A morte do jornalista Roberto Marinho é uma perda significativa para o povo brasileiro. Empreendedor e determinado, ele foi um exemplo para o mundo e teve um papel fundamental na divulgação da cultura brasileira."
    João Paulo, prefeito de Recife

    ARTISTAS

    "É uma perda absolutamente irreparável. O país vai percebendo isso, e vai sentir que ele era um homem moderno, à frente de seu tempo, que era atento e conduzia suas empresas com muita força e determinação".
    Tony Ramos, ator

    "Tenho muito orgulho de ser conhecida de norte a sul do país graças a ele, que levou a televisão para todo o Brasil".
    Suzana Vieira, atriz

    "Um companheiro de trabalho. Era assim que ele me chamava. Ele era mais do que um patrão".
    Milton Gonçalves, ator

    "O Brasil perde um de seus homens mais importantes. Ele levou entretenimento a milhões de pessoas".
    Miguel Falabella, ator

    "Perdemos um amigo e um homem que nos deixou um grande exemplo. Ele colocou o nome do Brasil lá fora. Roberto Marinho nos deu esta oportunidade. Nunca precisamos bater na porta para dizer que o ordenado estava atrasado".
    Lúcio Mauro, ator

    "Durma em paz, doce príncipe".
    Daniel Filho, diretor

    "Ele foi o empresário que acreditou no artista brasileiro. Nós passamos a existir não só no Brasil, mas também no mundo, porque Roberto Marinho investiu na teledramaturgia brasileira".
    Glória Menezes, atriz

    "Roberto Marinho foi um patrão genial".
    Ney Latorraca, ator

    "Ele foi um empreendedor brasileiro e representa a história da minha vida artística, porque trabalho há 30 anos na Rede Globo. Um homem como ele não existe mais".
    Renata Sorrah, atriz

    "O Brasil todo perde um grande homem. Ele começou a Globo, uma das mais importantes empresas do país, aos 66 anos, o que valoriza a terceira idade. Sobre nós, artistas, ele costumava dizer que éramos a maior obra-prima da emissora e que devíamos ser tratados com carinho".
    Elizabeth Savalla, atriz

    "Ele deixou várias lições. Todo mundo vai falar da importância histórica dele. O mais importante, no entanto, é falar que ele sempre valorizou os profissionais. Sempre respeitou todo mundo, acima das divergências ideológicas".
    Fausto Silva, apresentador

    "A grande magia da televisão é sonhar e transformar isso em realidade. O Doutor Roberto é o maior sonhador do Brasil. O bonito disso tudo é que o sonho dele está eternizado. Toda vez que alguém ver a Globo, ler o jornal O Globo ou ouvir a rádio, vai sentir que o sonho dele foi concretizado."
    Luciano Huck, apresentador

    "Agradeço a Roberto Marinho pela liberdade que sempre teve para trabalhar e também por ter tido a chance de realizar meu sonho de vida no Brasil".
    Hans Donner, criador das vinhetas da TV Globo

    "Se perdemos uma referência e uma unanimidade nacional, nós ganhamos seu exemplo. Ele era um homem bom, justo, honesto. Quantas vidas ele não salvou com sua solidariedade? Todo o Brasil, toda a nação está de luto".
    Renato Aragão, humorista

    "Ainda vai levar tempo para termos a dimensão dos méritos de Roberto Marinho".
    Paulo Betti, ator

    "Ele será lembrado como uma pessoa mítica, pela qualidade humana e visão de empreendedor. Roberto Marinho será eternamente lembrado como referencial da comunicação e por sua coragem de aos 60 anos começar uma indústria televisiva."
    Fernanda Montenegro, atriz

    "Roberto Marinho é um homem que tem o nome indelevelmente marcado na história brasileira. Sua capacidade empresarial e visão todos temos de reconhecer e admirar. Perdeu-se realmente uma grande figura brasileira".
    João Ubaldo Ribeiro, escritor

    "Para mim, fica a lembrança de um chefe humano e democrático, que soube conviver com a diferença e nunca perseguiu ninguém por divergência de idéias; e o exemplo raro de empresário que atravessou um século sabendo renovar-se a cada nova etapa da economia".
    Glória Peres, autora

    "Quando eu era criança, muitos dos artistas mais talentosos do país não conseguiam alugar um apartamento ou fazer uma compra modesta a crédito. Doutor Roberto trouxe dignidade à classe artística, à frente da equipe que contratou os melhores atores, diretores, escritores que passaram, a partir da consolidação da Rede Globo, a ter condições de trabalho, em todos os níveis".
    Gilberto Braga, autor

    "Eu registro muito comovida a perda do amigo, alma nobre, gentilíssimo amigo com quem sempre pude contar, e sinto também como brasileira a perda de um grande homem".
    Nélida Piñon, escritora

    "Os filhos devem levar adiante a sua obra, que é muito importante para o Brasil".
    Lygia Fagundes Teles, escritora

    "É a notícia que jamais gostaríamos de ter lido ou ouvido. Na minha opinião, ele foi o maior jornalista brasileiro. Foi uma dádiva ter tido a oportunidade de conviver com ele".
    Arnaldo Niskier, escritor

    "Foi um grande homem. É um grande exemplo para todos nós."
    Cid Moreira, apresentador

    "Dr. Roberto é muito querido. Acho que a gente acreditava que ele era imortal, mas o que ele fez pela liberdade, a naturalidade com que defendia a pluralidade de idéias e a confiança que sempre teve com os profissionais brasileiros, promovendo a integração deste país, são imortais. Ele vale não só pelo que fez, mas pelo que vai continuar sendo feito graças a ele."
    Marluce Dias da Silva, diretora-geral da TV Globo

    "A história do Brasil foi marcada por grandes homens, entre eles Roberto Marinho. Ele veio de uma geração inovadora, romântica e transformou o jornalismo amador em algo muito profissional."
    Carlos Heitor Cony, escritor, imortal da ABL

    "Roberto Marinho contribuiu para integrar e unir o Brasil, projetar o país no exterior, foi um defensor da democracia. Fiel a seus princípios, deixa um grande exemplo para seus filhos e executivos da Organizações Globo. Daremos seguimento a este trabalho de contribuição para um Brasil melhor."
    Octávio Florisbal, diretor geral interino da TV Globo

    "Várias gerações de profissionais se espelham e se espelharão para sempre nesse homem que jamais deixou esfriar sua paixão pela profissão que escolheu seguir. Que o Dr. Roberto Marinho seja um eterno símbolo do amor pela profissão e capacidade de realização."
    Gugu Liberato, apresentador

  • EMPRESÁRIOS

    "Roberto se confunde com o jornalismo e a televisão brasileira".
    Nelson Sendas, vice-presidente do Grupo Sendas.

    "Roberto Marinho foi um dos expoentes da crescente visibilidade do empresariado brasileiro no exterior. Deixa um legado e uma lição a serem seguidos por novos empreendedores".
    Bernardo Parnes, presidente da corretora Merrill Lynch do Brasil

    "Lamento por sua morte. Ele era uma pessoa excepcionalmente educada, íntegra, enfim, uma pessoa que eu admirava. Eu o conhecia há 15 anos e a última vez que nos encontramos foi há dois anos, na festa dos seus 96 anos. Ele teve uma vida boa, cheia de realizações. Qual o homem que não gostaria de ter tido uma vida assim?".
    Antônio Ermírio de Moraes, superintendente do Grupo Votorantim

    "Sua vida será um ensinamento para todos nós".
    Benjamin Steinbruch, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional

    "Lamento profundamente o fim de uma longa e linda vida de um homem que começou em um jornal fundado pelo pai três semanas antes e tranformou no maior império da América Latina".
    Roberto Civita, presidente do Grupo Abril

    "Roberto Marinho contribuiu de maneira decisiva para reunir os jornais brasileiros em torno de uma associação. Na sua gestão foram feitos os primeiros estudos sobre elaboração de jornal e criados grupos técnicos com o objetivo de aprimorar a atividade do jornalismo".
    Francisco Mesquita Neto, presidente da Associação Nacional de Jornais

    "Com seu falecimento, perdem os meios de comunicação do país e o povo brasileiro. O Dr. Roberto Marinho deixa um patrimônio cultural sem precedentes. Uma lição de vida e responsabilidade social".
    Dennis Munhoz, Presidente da Rádio e Televisão Record.

    "Convivi trinta anos com ele e depois que saí da TV Globo, senti muita falta das nossas conversas. Agora vou sentir ainda mais."
    José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, empresário

    "Dr. Roberto é um exemplo de empreendedor para todos nós. Seu legado e obra são um estímulo para todos nós que, como ele, acreditamos nas transformações que o Brasil precisa."
    Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte e vice-governador de Minas Gerais

    OUTROS

    "Sua determinação, sua luta e seu empenho pelo desenvolvimento do Brasil ficam como um grande legado para todos nós brasileiros. A delegação brasileira na República Dominicana estará de luto nos próximos três dias. O Movimento Olímpico Brasileiro estará prestando, assim, a última homenagem a quem sempre prestigiou o esporte nacional."
    Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro

    "Que a memória de Roberto Marinho sirva de inspiração para que o Brasil continue investindo no seu futuro, voltando os olhos para a educação e a cultura. Que o Brasil use seu exemplo de coragem, ousadia, talento e criatividade como estímulo para a promoção de um país mais desenvolvido economicamente e socialmente mais justo."
    Jorge Werthein, representante da Unesco Brasil

    "Nós perdemos, o país perdeu. Ele foi tudo no jornal. É tudo uma longa história da qual eu participei por 30 anos"
    Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro
     

  • Redação Terra
    Imprimir Enviar