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Domingo, 26 de março de 2006, 12h58 
Elenco acerta o tom na série "Um Menino Maluquinho"
 
Alexandre Coelho
 
Divulgação
Eduardo Galvão e Pedro Saback atuam em  Um Menino Maluquinho
Eduardo Galvão e Pedro Saback atuam em Um Menino Maluquinho
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Um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira acaba de ganhar, enfim, seu merecido espaço na televisão. Estreou no último domingo, dia 19, às 18h30, na TVE Brasil, Um Menino Muito Maluquinho, seriado baseado na obra-prima do cartunista Ziraldo.

O programa terá ao todo 26 episódios, que serão exibidos todo domingo, com reapresentações às sextas ¿ às 11h30 e 14h ¿ e sábados ¿ às 10h.

Uma das preocupações da equipe responsável pela série foi evitar as semelhanças com os dois filmes já produzidos sobre o personagem: O Menino Maluquinho ¿ O Filme, de 1995, e O Menino Maluquinho 2 ¿ A Aventura, de 1998.

Entre as inovações da série com relação à obra original, a mais destacada é a presença de três Maluquinhos, em vez de um: um de cinco, um de dez e um de 30 anos. O recurso, mais do que permitir inusitadas alternativas dramatúrgicas, sustenta um dos principais pilares do roteiro, que é a noção da passagem do tempo.

Ao mesmo tempo em que esse argumento provoca a reflexão no público mirim, se revela um forte apelo emocional, que atinge em cheio a qualquer adulto incauto que porventura esteja acompanhando o programa.

Isso porque transporta o telespectador à própria infância, tocando inevitavelmente em lembranças familiares e valores esquecidos. Aliás, essa é uma mensagem do roteiro que surge com clareza: uma criança saudável é a base de um adulto saudável.

Para captar a atenção da criançada, Um Menino Muito Maluquinho se vale de uma fórmula simples. O roteiro, assinado por Anna Muylaert, é ágil e fala diretamente ao universo infantil.

Os diálogos são fáceis e o texto explora as minúcias do mundo da criança. Para isso, explora detalhes como o abandono da mamadeira, pelo Maluquinho de cinco anos, ou o primeiro amor, do Maluquinho de dez.

Também se mostra acertada a opção por ter sempre duas frentes ¿ o Maluquinho de 30 anos só aparece sozinho, dando depoimentos para a câmara sobre as vivências dos "outros dois" Maluquinhos.

Tendo sempre um mesmo tema como interseção, o programa "investiga" como age uma criança nas duas diferentes idades. Assim, no episódio que tem como mote o dia do aniversário do Maluquinho, por exemplo, enquanto o mais novo se interessa mais pelo presente que irá ganhar, o maior já se preocupa com a roupa que vai usar para mostrar aos amigos que não é mais criança.

A direção de César Rodrigues acompanha a simplicidade do roteiro. É nítida a preocupação da equipe em fazer um programa que tenha alguma modernidade na forma, a fim de chamar a atenção de seu público, mas sem comprometer o conteúdo.

Nesse sentido, a série recorre, por exemplo, a cenas com a visão subjetiva do menino, que podem ser por entre as frestas da grade da escada, ou ainda de baixo para cima, quando ele observa um adulto.

É atraente também o uso sem excessos de efeitos gráficos e de animação, que funcionam como espécies de "janelas" que se abrem na mente lúdica da criança. A ludicidade, aliás, está por toda parte, desde a abertura do programa, em forma de desenhos, passando pela fachada amarela da casa da família "maluquinha", até cada detalhe dos quartos dos dois meninos.

Esse conjunto de possibilidades é bem aproveitado por uma edição ágil, que em nenhum momento deixa o ritmo cair.

O carinho com que a série parece ser tratada pela equipe de produção se estende também aos atores principais. Maria Mariana como a mãe do Maluquinho encontrou a dose certa de ternura que a obra original de Ziraldo sugere.

Da mesma forma, Eduardo Galvão acertou ao compor um pai "amigão", suporte para os devaneios de um menino maluquinho. A sintonia dos dois meninos, aliás, sempre num tom muito próximo um do outro, demonstra a preocupação com a direção de atores. Assim, enquanto Felipe Severo interpreta um apimentado "bebezão" de cinco anos, Pedro Saback, como o Maluquinho de dez anos, encarna sem problemas uma criança esperta e já ensaiando os primeiros vôos.
 

TV Press
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