> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Quarta, 30 de novembro de 2005, 16h45  Atualizada às 18h07
Doda pode saltar pela Grécia nos Jogos de Pequim
 
EFE
Doda, noivo de Athina Onassis, pode disputar as Olimpíadas de Pequim pela Grécia
Doda, noivo de Athina Onassis, pode disputar as Olimpíadas de Pequim pela Grécia
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O casamento com Athina Onassis, no sábado, deixou de ser a única novidade na vida do cavaleiro paulista Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda. Sua carreira profissional está a ponto de sofrer uma guinada, após receber um convite para disputar a Olimpíada de Pequim, em 2008, pela Grécia. Ele tem até o dia 31 de dezembro para dizer sim ou não.

Tragédias marcaram família de Athina Onassis

Caso escolha saltar pela Grécia, Doda não poderá mais disputar provas pelo Brasil, já que a Federação Equestre Internacional só permite ao cavaleiro mudar de país uma única vez. Porém, nada está decidido ainda, até porque Doda gostaria de disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho de 2007.

Segundo ele, o que o entusiasmou no convite da Grécia foi a disposição do país em formar uma equipe competitiva para disputar os Jogos de Pequim.

"Eles querem investir em bons cavalos, patrocínio e treinamento para tentar bater a Alemanha, o melhor time do mundo", contou ele, que conquistou duas medalhas de bronze por equipes defendendo o Brasil, nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Até chegar lá, Doda percorreu um longo caminho. Filho de Ricardo e Beth Miranda, começou a saltar ainda criança, mas tinha medo de competir.

Incentivado pelo pai empresário, venceu o medo e, aos 12 anos, passou a participar de campeonatos. Saltava com Titico, cavalo da escolinha do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Gostava tanto do animal que convenceu os pais a comprá-lo. "Quando minha mãe viu o cavalo, rasgou o cheque de tão ruim que era o animal", relembra ele.

O primeiro título foi o de campeão mirim no Torneio Pão de Açúcar de 1984. Já na categoria júnior, foi quatro vezes campeão paulista e duas vezes brasileiro. Ao estrear no Campeonato Europeu de Juniores, ficou em quarto lugar no individual.

Aos 18 anos, passou à categoria sênior. Para ajudar o filho a se preparar melhor para a sênior, seu pai trouxe para o Brasil a categoria intermediária Young Rider, para cavaleiros entre 16 e 20 anos.

Em 1996, Doda passou a morar em Bruxelas, na Bélgica, já de olho nas Olimpíadas de Atlanta. Ele treinava com Nelson Pessoa e ficou amigo de Rodrigo Pessoa, que será um dos padrinhos de seu casamento.

Além das medalhas olímpicas, Doda conquistou o ouro por equipes no Pan-Americano de Winnipeg (1999) e o bronze na prova individual do Pan de Santo Domingo (2003).

Doda nasceu no dia 5 de fevereiro de 1973, em São Paulo, e tem dois irmãos: Paulo Fernando, conhecido como Nando, que toca na banda de rock Jukabala, e a irmã Anna Luiza, que é estilista.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Imprimir Enviar