> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Quarta, 28 de setembro de 2005, 11h49  Atualizada às 16h08
Comediante Ronald Golias é enterrado em SP
 
Rogério Lorenzoni/Terra
Carlos Alberto de Nóbrega ficou emocionado na despedida ao amigo e colega de cena Ronald Golias
Carlos Alberto de Nóbrega ficou emocionado na despedida ao amigo e colega de cena Ronald Golias
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Num dia nublado em São Paulo, o corpo do comediante Ronald Golias foi enterrado por volta das 11h45, no Cemitério do Morumby, zona sul da capital, sob a benção do padre Antônio Maria. O ator morreu na madrugada desta terça-feira, aos 76 anos, vítima de insuficiência múltipla de órgãos.

Fotos: enterro de Golias
Fotos: velório de Golias
Fotos: Silvio Santos chora
Fotos: Golias, o humorista
Deixe uma mensagem de condolências
Conheça curiosidades sobre Ronald Golias
"Golias era maravilhoso", diz Nair Bello
Carlos Alberto de Nóbrega lamenta morte
Carlos Alberto de Nóbrega vai escrever livro sobre Golias

O velório de Golias, realizado no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, reuniu diversas personalidades. Estavam presentes o empresário e apresentador Silvio Santos e outros colegas do humorista no SBT, como o locutor Lombardi, o animador das platéias Liminha, Pedro de Lara e os apresentadores Carlos Alberto de Nóbrega, Carlos Massa (o Ratinho), Celso Portioli e Gorete Milagres.

Também lamentaram a morte do comediante Jô Soares, Serginho Groisman, Agnaldo Rayol, Ary Toledo, Celso Russomano, Raul Gil e Atayde Patreze, entre outros.

Antes do enterro, o padre Marcelo Rossi rezou uma missa de corpo presente. "Só deixa saudades quem foi amado", falou.

Golias morreu na madrugada desta terça-feira, em São Paulo, vítima de insuficiência múltipla de órgãos, informou em comunicado o Hospital São Luís, onde ele estava internado desde o começo do mês.

O humorista deu entrada no Pronto-Socorro do hospital no dia 8 de setembro, após apresentar infecção generalizada em decorrência de uma infecção pulmonar.

Golias trabalhou inicialmente no rádio e despontou na televisão em 1956, ao fazer o personagem Pacífico do programa Praça da Alegria, da TV Paulista. Depois de alguns trabalhos no cinema, o comediante protagonizou Bronco, um dos personagens mais marcantes de A Família Trapo, da TV Record.

Ultimamente, Golias integrou programas como A Praça é Nossa e Meu Cunhado, ambos do SBT.

Memória
Filho de Arlindo Golias e Conceição D'Aparecida Golias, Ronald Golias já nasceu com esse nome - não é nome artístico - no dia 4 de maio de 1929. Sua estréia no mundo artístico foi aos 8 anos de idade, como artista amador, na Escola Dante Alighieri, em São Carlos.

Golias, que também foi alfaiate e funileiro, se mudou para a capital paulista em 1940, onde passou a praticar natação no Clube Regatas Tietê. Ele integrou o grupo Acqua Loucos, precursor dos espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão de Golias, os shows passaram a ter uma parte falada, o que o levou a participar do programa Calouros em Cena, da Rádio Cultura.

Com o fim dos programas montados da emissora, Golias passou a fazer parte do "time" da Rádio Nacional. Depois, o comediante passou para a TV, onde sua carreira se confunde com o início da televisão no País.

O ator despontou na TV ao lado de Manuel de Nóbrega na antiga A Praça da Alegria, em 1956, em que lançou Pacífico, tipo que se tornou famoso com o bordão "ô Cride".

Criou também o personagem Carlos Bronco Dinossauro, personagem mais divertido de A Família Trapo, seriado que estreou em 1967, na TV Record.

Não tão bem-sucedida foi sua atuação do humorista em Superbronco, uma cópia da série norte-americana Mork and Mindy, criada por Boni, na Globo, em 1979.

Em abril de 2004, estreou na rede de Silvio Santos o programa Meu Cunhado, protagonizado por ele, ao lado de Moacyr Franco, baseado em um seriado argentino.

Foi Golias quem deu a Silvio Santos o apelido de "Peru". O empresário Senor Abravanel corava diante das colegas de trabalho que o acompanhavam em suas caravanas.

Manoel de Nóbrega criou daí a "caravana do Seu Peru" - anos depois, o apelido seria anulado pelo título de Homem do Baú.

No cinema, participou dos filmes Golias Contra o Homem das Bolinhas (1969), Agnaldo, Perigo à Vista (1968), Marido Barra Limpa (1967), O Homem Que Roubou a Copa do Mundo (1963), Os Cosmonautas (1962), O Dono da Bola (1961), Os Três Cangaceiros (1961), Tudo Legal (Bronco) (1960), Vou Te Contá (1958) e Um Marido Barra Limpa (1957).
 

Redação Terra
Imprimir Enviar