> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Domingo, 9 de novembro de 2008, 11h04  Atualizada às 11h52
'Os Mutantes' mantém ousadia e caminha para 3ª temporada
 
Márcio Maio
 
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O autor Tiago Santiago e o diretor Alexandre Avancini garantem que as chances de uma próxima temporada para Os Mutantes - Caminhos do Coração são grandes. E parece que a trama é escrita para isso mesmo. Tanto que nem a dificuldade de manter o elenco, enquanto a Record inicia as gravações de uma novela e um seriado, afetou a história.

» Leia o resumo da novela

É claro que contar com as atuações de Tuca Andrada, Mirian Freeland, Petrônio Gontijo, entre outros, seria um alívio. Mas Tiago mostrou que essas perdas não são suficientes para diminuir o ritmo e a originalidade de sua história. E certamente esse é um dos fatores que ajudam a manter os já solidificados 15 pontos de audiência que o folhetim conquistou.

O número pode parecer baixo se comparado ao atingido na estréia, que alcançou 22 pontos. Mas reflete com exatidão a expectativa do autor e do diretor no dia do lançamento da novela. Ainda mais levando-se em consideração o fato de Os Mutantes concorrer diretamente com A Favorita, novela das 21 horas da líder Globo. E, estranhamente, tudo caminha conforme planejado. À exceção do sucesso dos primeiros episódios, a queda inicial para os 11 pontos e a estabilização em 15 era a previsão dos profissionais envolvidos. Ou seja, a princípio, não existem mesmo motivos para se pensar em tirar do ar a história.

A cada capítulo fica mais evidente a preocupação em atrair o público infanto-juvenil para alavancar esse número. A mistureba de lendas e personagens mitológicos continua e, com isso, diminui a força dos conflitos amorosos. Principalmente do casal principal, Maria e Marcelo, de Bianca Rinaldi e Leonardo Vieira. Os dois defendem bem seus personagens, mas o posto de protagonista já está longe de ambos.

Bom para Marcos Pitombo e Fernando Pavão, que interpretam Valente e Noé. O primeiro passou uma fase em cenas insossas ao lado de Maytê Piragibe, que encarna a vampira do bem Nat. Mas agora, prestes a engrenar um caso com a médica Gabriela, de Carolina Holanda, o personagem ganhou força e o novo casal promete emplacar. Já Fernando conquistou espaço quando o herói Marcelo estava sem memória. Praticamente protagonizou a novela ao lado de Bianca por vários meses. No caso de uma nova temporada, é possível que outras oportunidades surjam, já que é pouco provável que a Record mantenha Vieira e Rinaldi na história.

O maior problema de Os Mutantes talvez seja o peso que a novela carrega. Como a emissora usa sua aceitação com o público infantil para tentar alavancar a audiência, não são poucos os capítulos que ultrapassam uma hora de duração. Alguns, como na semana seguinte ao segundo turno das eleições, chegam a contabilizar mais de oitenta minutos de cenas.

Fica praticamente inviável não esperar por seqüências longas e cansativas, recheadas de lições de moral que parecem mais pregações religiosas do que elementos da guerra entre os reptilianos e a Liga do Bem. Já são comuns as cenas com diálogos sem qualquer importância para a trama. Ou, pior, dedicam-se vários minutos a tomadas que poderiam ser trabalhadas em segundos se não recebessem o recurso de câmara lenta de maneira exagerada.

Os Mutantes - Caminhos do Coração - Record - Segunda a sábado, às 21h.
 

TV Press
Imprimir Enviar