> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Senhora do Destino
Quarta, 23 de junho de 2004, 16h27 
Quem é quem em "Senhora do Destino"
 
Globo/Divulgação
Suzana Vieira e seus filhos da ficção
Suzana Vieira e seus "filhos" da ficção
Galeria de fotos
» Conheça os personagens de Senhora do Destino
 Últimas de Senhora do Destino
» "Estou com saudade da Nazaré", diz Renata Sorrah
» Nazaré se suicida e Do Carmo fica com Giovanni
» Penúltimo capítulo de "Senhora" rende 62 pontos
» Nazaré vai se redimir no final de "Senhora"
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Núcleo de Maria do Carmo

Maria do Carmo (Carolina Dieckman/Suzana Vieira) - Mulher batalhadora, que deixa Pernambuco com seus filhos em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. É terna e passional, mas também pode ser autoritária. O seu autoritarismo, no entanto, tem um motivo: ela quer manter a família unida. Teve sua filha, ainda recém-nascida, seqüestrada e, desde então, tudo o que fez foi tentar manter os que lhe restaram, próximos uns dos outros. É uma matriarca no sentido mais amplo da palavra.

Reginaldo (Miguel Rômulo/Eduardo Moscovis) - Filho mais velho de Maria do Carmo, é um homem frio, calculista, ambicioso ao extremo, que possui um péssimo caráter. Por enquanto, é vereador num município da Baixada, mas quer ser prefeito de Vila São Miguel, caso o distrito consiga a sua emancipação no plebiscito. As pessoas votaram nele para vereador porque era "o filho da dona do Carmo". Sonha em se livrar de Leila, a mulher com quem foi obrigado a casar. Embora despreze a mulher, Reginaldo é completamente apaixonado pelos filhos, Bruno e Bianca.

Leandro (Ramon Motta/Leonardo Vieira) - Contador, Leandro é o segundo filho de Do Carmo e o único que se formou. Possui um escritório no qual administra as contas de vários clientes, embora esteja cada dia mais dedicado a um deles: Giovanni Improtta, ex-bicheiro e agora empresário. É casado com Nalva, destaque da escola de samba Unidos de Vila São Miguel.

Viriato (Marcelo Max/Marcello Antony) - Viriato é maître e o mais bonitão dos filhos de Maria do Carmo. Além de bonito, é refinado. Por opção, leu livros de etiqueta e elegância, devorou todos os volumes sobre arte, vinhos e charutos, e assim sofisticou-se. Seu sonho é ter um dia o seu próprio restaurante.

Plínio (Cássio Ramos/Dado Dolabella) - Filho mais novo de Maria do Carmo, Plínio é simpático, sedutor e devoto da preguiça, da vida noturna e das mulheres. Elegeu o short folgadão, a camisa sem mangas e os chinelos como seu uniforme oficial.

Josivaldo (Manoel Candeias/José de Abreu) - Marido de Maria do Carmo no início da novela, Josivaldo é um crápula. Sob pretexto de ir para o sul em busca de emprego, renunciou às suas responsabilidades e deixou para trás a mulher com os cinco filhos pequenos. Em São Paulo, logo arrumou outra família, que também abandonou depois de um tempo. Só quando se deu conta de que tudo na vida tem um preço, se lembrou da ex-mulher, cujo paradeiro ele conhece. Sem nunca ter se dado ao trabalho de fazer contato, decide cinicamente recorrer a ela.

Dirceu de Castro (Gabriel Braga Nunes/José Mayer) - Jornalista, namorado e amigo fiel de Maria do Carmo, Dirceu é jornalista e prestigiado colunista político de um jornal carioca. Tímido, reservado e misterioso, ele ama Maria do Carmo incondicionalmente. Tanto que aceita até mesmo o fato de não tê-la sempre por perto.

Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos/Nelson Xavier) - Irmão mais velho e sócio de Maria do Carmo, Sebastião é um homem cumpridor dos seus deveres, sério e compenetrado, que nunca ri. É casado com Janice há mais de trinta anos e sempre foi fiel a ela - mas só fisicamente. Seu coração e sua alma pertenceram durante anos a fio a uma única pessoa: Dona Josefa, a patroa que foi viver no exílio.

Janice (Mara Manzan) - Mulher de Sebastião e mãe de seus três filhos. Mineira, órfã de pais e sem irmãos ou parentes próximos, foi trazida ainda menor de sua cidade natal para o Rio de Janeiro. Conheceu Sebastião logo que chegou ao Rio e, segundo ela, foi a solidão que os juntou.

Venâncio (André Gonçalves) - Filho de Sebastião e Janice, escolheu a profissão de motorista como o pai e hoje dirige sua própria van, fazendo parte de uma cooperativa. Tem pretensões políticas - é uma espécie de líder da classe dos motoristas de vans em Vila São Miguel - e, por isso, se junta à campanha do primo Reginaldo pela emancipação do distrito. Está interessado em Angélica, uma espécie de secretária de Maria do Carmo, mas ela não dá a menor bola para ele.

Eleonora (Mylla Christie) - Filha de Sebastião e Janice, está no último ano de Medicina e faz estágio num hospital da Baixada. Muito tímida, é reservada mesmo com os pais e os irmãos. Pouco se sabe sobre ela. Dedica-se totalmente aos estudos e, às vezes, fica dias sem aparecer em casa. Sem vaidade, Eleonora é apagada, sem vida e nunca namorou, até porque acha que isso é um atraso de vida.

Regininha (Maria Maya) - Filha mais nova de Sebastião, Regininha é o oposto da irmã. Péssima aluna, mal conseguiu terminar o segundo grau, pois, desde os quinze anos, só pensa em se divertir e namorar. Madrinha da escola de samba de Vila São Miguel, Regininha sonha em posar nua para uma revista masculina.

Leila (Maria Luisa Mendonça) - Moça de família pobre, nasceu ali mesmo em Vila São Miguel e nunca saiu de lá até o dia em que se casou com Reginaldo. Desprovida de ambição, acha que o que possui já é mais do que suficiente: uma boa casa, uma família e um marido a quem venera. Morre de ciúmes de Reginaldo.

Bianca (Marcela Barrozo) - Filha de Leila e Reginaldo, Bianca é precoce. Tem 13 anos e é preocupada apenas com a moda, não se importando com os estudos. Louca para namorar, Bianca tem nítida preferência por homens maduros.

Bruno (Thadeu Matos) - Com 15 anos, o filho de Leila e Reginaldo é um rapaz sério e estudioso, a quem o pai está educando para se tornar, aos 22 anos, "o deputado federal mais jovem do Brasil".

Marinalva (Tânia Khalil) - Mulher de Leandro, Marinalva também é conhecida como Nalva Ferrari. Nascida e criada em Vila São Miguel, mas com passagens por várias casas de shows da zona sul do Rio, Nalva é um mulherão.

Clementina (Miriam Pires) - É uma agregada da casa e, assim como Maria do Carmo, veio de Belém do São Francisco. Pode ser considerada uma governanta, mas atua também como uma espécie de conselheira. É uma figura do bem, que ouve Maria do Carmo falar sobre seus problemas, pondera e trata de lhe dar alguma orientação. É excelente cozinheira e será a responsável pela preparação de pratos típicos, cujas receitas serão devidamente compiladas pelo jornalista Dirceu de Castro.

Shao Lin (Leonardo Miggiorin) - Neto de dona Clementina, o "marginalzinho" de Pedra Lascada tem uma academia de artes marciais que, de vez em quando, receberá visita de astros deste gênero de lutas. O verdadeiro nome de Shao Lin é Políbio, mas ele o odeia.

Cícera (Stella Freitas) - Ajuda dona Clementina nos afazeres da casa.

Angélica (Carol Castro) - Filha de família pobre, sem irmãos, Angélica nasceu e cresceu em Vila São Miguel. Seus pais morreram num acidente de ônibus e, desde então, Angélica foi criada por Maria do Carmo. Hoje ela é uma espécie de secretária da nordestina, que a trata com muito carinho.

Viviane (Letícia Spiller) - Supostamente assessora parlamentar de Reginaldo, Viviane, na verdade, é amante do vereador e candidata da vez ao posto de "Evita Péron". Ambiciosa ao extremo, não suporta Maria do Carmo.

Edgard Legrand (Dan Stulbach) - É o dono do restaurante francês no qual Viriato trabalha como maître. Apesar do nome e do ligeiro sotaque provençal que lhe dá muito prestígio entre os clientes, é brasileiro, filho de dona Berthe Legrand, a madame - dona do bordel - para qual Nazaré Tedesco trabalhava na Rua Alice.

Rita de Cássia (Adriana Lessa) - É amiga de Maria do Carmo. Mulata e bonitona, é muito maltratada pela vida e tem dois problemas: o marido, atualmente preso, e o alcoolismo, contra o qual vem nos últimos anos travando uma seqüência de batalhas perdidas. Rita, casada com Gílson, ou Cigano, e mãe de Daiane e Maikel, vê sua situação se agravar quando descobre que a filha está grávida de Shao Lin e que o filho está começando a andar com em más companhias.

Gílson das Neves ou Cigano (Chico Diaz) - Safado, Cigano é casado com Rita e não passa de um bandido. Covarde e medroso, só cresce diante da família, que mantém aterrorizada.

Lady Daiane (Jéssica Sodré) - Filha mais nova de Cigano e Rita, Lady Daiane tem 15 anos e é uma menina inocente, quase angelical. Lady Daiane engravidará de Shao Lin. Ainda criança, irá encarar o nascimento deste filho como se fosse a chegada de uma boneca.

Constantino (Nuno Melo) - "O último português a imigrar para o Brasil", é assim que ele se apresenta. Chegou ao Rio em busca de uma herança que um tio havia lhe deixado, mas, ingênuo, sem conhecer os tortuosos caminhos da justiça, acabou sendo passado para trás. Constantino é motorista de táxi e vai se apaixonar por Rita de Cássia.

Núcleo de Nazaré Tedesco

Lourdes/Nazaré Tedesco (Adriana Esteves/Renata Sorrah) - Em 1968, era uma "profissional do sexo" e fingia ser auxiliar de enfermagem e estar grávida para segurar o namorado que já era casado. Decidida a abandonar a prostituição, resolveu apostar todas as suas fichas na relação que mantinha com Luís Carlos Tedesco e, para isso, chegou a seqüestrar a filha de Maria do Carmo para apresentá-la ao namorado como sendo fruto da relação dos dois. Não se arrepende do que fez e cria a "filha" Isabel com muito carinho. Hoje, sustentada por Isabel, Nazaré, se pudesse, acharia mais um trouxa igual ao ex-marido e tentaria de tudo para enganá-lo, mas sabe que não tem mais idade para tal.

Luis Carlos Tedesco (Tarcísio Filho/Tarcísio Meira) - Enganado por Nazaré, largou sua primeira família para casar com a amante que dizia estar grávida. Criou Isabel como sendo sua filha. Um homem de posses, acabou falindo e morrendo, deixando sua esposa e filha sem nenhuma condição financeira.

Isabel Tedesco (Carolina Dieckman) - Isabel, na verdade, é Lindalva, a filha de Maria do Carmo que foi roubada quando bebê. Hoje, é filha querida de Nazaré Tedesco, a quem ela também ama demais. Desde que o pai morreu, Isabel se desdobra para sustentar a mãe. Trabalha durante o dia, estuda à noite e, assim, não lhe sobra tempo para mais nada, inclusive para um possível namoro. Mesmo assim, é cortejada por um vizinho, Alberto, a quem considera apenas um amigo.

Claudia Tedesco (Leandra Leal) - Filha do primeiro casamento de Luís Carlos Tedesco, foi morar com a segunda família do pai após a morte da mãe e logo ocupou o lugar de amiga e confidente de Isabel, sua suposta irmã. Odeia Nazaré, embora disfarce isso bem.

Djeane (Lucielly di Camargo/Elizângela) - Ex-colega de Nazaré no bordel de Madame Berthe Legrand, Djeane conhece a verdadeira história de Nazaré e o modo como Luís Carlos Tedesco foi enganado. Ela é ousada, oferecida, espaçosa e cheia de pose.

Núcleo de Giovanni Improtta

Giovanni Improtta (José Wilker) - Ex-bicheiro, Giovanni hoje é empresário estabelecido no ramo da construção civil. Presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, é um eterno pretendente ao coração de Maria do Carmo e, também, patrão de Leandro. Viúvo, costuma dizer que a mulher lhe deixou, além dos filhos e da saudade, "uma cruz, um calvário": a sogra, dona Flaviana, que mora até hoje em sua casa e que, não só o mantém sob constante vigilância, como exige dele fidelidade absoluta à falecida. Embora seja apaixonado por Maria do Carmo, não pensa em permanecer casto e puro por sua causa.

João Manoel (Heitor Martinez) - Filho mais velho de Giovanni e seu futuro herdeiro, João Manoel é um verdadeiro "mauricinho", que vive à sombra do pai. Vice-presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, não sabe o que quer da vida. João irá paquerar Regininha, filha de Sebastião.

Jenifer (Bárbara Borges) - Doce, boazinha, bem educada, estudiosa, reservada e caseira, Jenifer é a filha querida do ex-bicheiro, a quem ele chama de "mimo". Queridinha também da avó Flaviana, Jenifer é a menina perfeita.

Dona Flaviana (Yoná Magalhães) - Mãe da falecida Haide, dona Flaviana é uma católica fervorosa e, educada segundo princípios rígidos, sempre viu com reservas o namoro da filha com o bicheiro. Ao ser comunicada da união, foi contra o casamento dos dois. Dona Flaviana parece odiar Giovanni, mas, ao mesmo tempo, não pode viver sem ele. Controla-o rigidamente e, como se ele ainda fosse casado com a filha, cobra-lhe satisfações.

Danielle (Ludmila Dayer) - Namorada do dr. Giovanni, é candidata à celebridade. Para tal, já deu os primeiros passos: fez plástica para consertar o nariz, botou próteses de silicone nos seios e vem malhando com fúria para adaptar o corpo "ideal". Quer contratar um assessor de imprensa que promova seu nome e acredita que para se transformar numa celebridade precisa apenas sair nas revistas e jornais.

Madruga (André Mattos) - Foi comparsa de Giovanni.

Núcleo do Barão de Bonsucesso

Barão Pedro Correia de Andrade e Couto (Raul Cortez) - Morador de um alto andar num prédio da Avenida Atlântica, em Copacabana, Pedro é herdeiro do Barão de Bonsucesso e ostenta o título com orgulho, embora títulos de nobreza já não existam mais no Brasil. Refinado, elegante e bom conversador, o Barão fascina quem se dispõe a ouvir as histórias de seus bem vividos 80 anos. Tem problemas financeiros e de saúde, mas sobre isso fala apenas o estritamente necessário. Recebe mesada de seu filho Leonardo, e, ainda assim, tenta manter o velho estilo de vida. Freqüenta todos os eventos para os quais é convidado na companhia de sua segunda esposa, Laura, a quem carinhosamente chama de Doña Laura.

Baronesa Laura (Maria Amélia/Glória Menezes) - Laura foi uma das figuras marcantes da sociedade carioca dos anos 50 e 60, mas hoje poucos colunistas sociais lhe dão espaço. É viúva de um ex-milionário que perdeu tudo no final dos anos 70 e a deixou sem nenhum patrimônio. Namorou o barão Pedro por cinco anos na década de 80 e, antes de casar, assinou um acordo com Leonardo, filho do barão, pelo qual renunciava a tudo o que o futuro marido possuía.

Leonardo (Wolf Maya) - Educado, Leonardo tem a elegância de seu pai, o "barão" Pedro, mas é arrogante e orgulhoso. Consegue ser muito agradável no trato, mesmo quando diz coisas terríveis, o que acontece com freqüência. Trabalha como consultor de empresas, o que, na prática, significa emprestar seu requintado nome a empreendimentos de sucesso e assim obter ótimos rendimentos. É pai de Maria Eduarda, a quem proporcionou uma educação refinada, e marido de Gisela.

Gisela (Ângela Vieira) - Nascida em uma família de classe média, Gisela viu no casamento com Leonardo a possibilidade de ascender socialmente, já que ele é filho do "Barão de Bonsucesso". Aos 50 anos, mantém o marido sob constante vigilância, com medo de que ele a troque por outra mulher mais jovem.

Maria Eduarda (Débora Falabella) - Aos 25 anos, Maria Eduarda, ou Duda, é sincera, estudiosa, esforçada e solidária. É filha de Leonardo e Gisela e, portanto, neta do "barão", mas em seus gestos não há sinal de ostentação. Duda se sente um pouco entediada com sua vida, que considera certinha demais, mas não consegue verbalizar isto. Tem um eterno pretendente, Thomas Jefferson de Souza, mas não é apaixonada pelo menino. Quando conhece Viriato, se apaixona e sente que pode conhecer um novo mundo.

Thomas Jefferson (Mario Frias) - É deputado federal com posicionamento radical de esquerda. Auto-centrado, egoísta e louco por mídia, é capaz de fazer qualquer coisa para aparecer nas páginas. Apaixonado por Maria Eduarda desde o instante em que a conheceu, o deputado se dedica com todo empenho a conquistar a moça.

Participações especiais

Dona Josefa (Marília Gabriela) - Filha de uma tradicional família carioca, é dona do jornal Diário de Notícias, que herdou após a súbita morte de seu segundo marido. Apesar de seu prestígio, é uma das figuras mais odiadas pelas autoridades da ditadura, pois usa o jornal para fazer oposição sistemática aos métodos do regime. Com a decretação do AI-5, dona Josefa vai para a França exilada. Quando morre, na segunda fase da novela, seu corpo é enterrado no Rio de Janeiro.

Padre Leogivildo (Emiliano Queiroz) - Pároco da igrejinha de Vila São Miguel, Padre Leovigildo é um tradicionalista que acha que a missão da igreja é apenas a de salvar almas. É confessor de todas as figuras ilustres de vila São Miguel, incluindo dr. Giová e Reginaldo, e por isso sabe os podres de todo mundo.

Madame Berthe (Tônia Carrero) - Dona do bordel em que Nazaré trabalhava.

Dona Mimim (Maria Gladys) - Passageira que ajuda Maria do Carmo no ônibus que a trouxe ao Rio.

Marina (Ruth de Souza) - Governanta de Dona Josefa.
 

Redação Terra
Imprimir Enviar