> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sexta, 14 de maio de 2004, 10h08 
"Frasier" diz adeus depois de onze anos na TV
 
AP
O ator Kelsey Grammer
O ator Kelsey Grammer
Saiba mais
» Kelsey Grammer pode voltar à TV como Frasier Crane
» Frasier pode ganhar nova série
Sites relacionados
No terra
» Receba as novidades por email!
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A despedida da série Frasier põe fim a um clássico da televisão dos Estados Unidos, uma comédia que completou onze anos e marcou mais de 20 anos de atuação de seu protagonista, vivido pelo ator Kelsey Grammer.

Os produtores da comédia que terminou na noite de ontem bricaram afirmando que "35% dos americanos nunca conheceram um mundo sem Frasier".

De fato, Grammer passou para a história da televisão como o ator que, junto com James Arness em Gunsmoke, passou mais anos interpretando o mesmo personagem.

O personagem Frasier Crane, um psicólogo com seus próprios problemas, nasceu em 1984, na terceira temporada de outro clássico da televisão: Cheers.

Com o fim da série, ele ganhou vida própria protagonizando sua própria sitcom que agora chega ao fim. "Queria fazer uma série própria para o personagem, mas algo novo, porque ele temia que após Cheers Frasier não tivesse uma vida longa", lembra agora com ironia o criador David Casey.

Onze anos mais tarde, a despedida chegou com um episódio de uma hora de duração gravado no dia 23 de março nos estudos Paramount, com o título de Adeus Seattle.

A transmissão ocorreu justamente uma semana depois que mais de 52 milhões de telespectadores nos Estados Unidos disseram adeus a outra comédia popular da televisão: Friends.

Uma audiência que depois de dez anos de série foi um marco em 2004, mas também foi pequena se comparada a outras despedidas.

Este é o caso de M.A.S.H., que em 1983 teve 106 milhões de espectadores em seu último episódio, e mesmo Cheers, que disse adeus em 1993 para 80,4 milhões de telespectadores.

Diferente de Friends, a despedida de Frasier não foi tão anunciada, algo que inicialmente aborreceu seus protagonistas, mas que agora preferem ver como um toque de classe.

"Não quisemos nos deixar levar por nossas próprias emoções", declarou o outro protagonista da série, David Hyde Pierce.

Durante seus 264 episódios, Frasier acumulou um total de 31 prêmios Emmy, um recorde na televisão.

O nome de Grammer está gravado em três destes prêmios, sendo a primeira vez na televisão que o mesmo personagem (Frasier Crane) foi candidato em três séries diferentes, depois de sua passagem por Cheers, Frasier e Wings.

O último episódio de Frasier rompe as próprias regras da série, que não costuma contar com participações especiais, e dessa vez chamou atores como Jennifer Beals, Jason Biggs, Robbie Coltrane, Richard E. Grant, Laura Linney e Anthony LaPaglia.

A gravação do episódio final aconteceu diante de uma platéia que, longe dos típicos turistas assistem essas filmagens abertas ao público, foi composta por amigos e familiares dos realizadores da série.

A primeira temporada de Frasier saiu em DVD em maio do ano passado, a segunda em janeiro deste ano e a terceira está prevista para o dia 25 de maio.

Também está programado lançamento este ano em DVD da décima primeira temporada, pulando as outras, para aproveitar a publicidade de seu último episódio.

"Continua sendo uma das comédias mais populares que existe no mercado", se justificou o presidente da divisão de televisão de Paramount, John Nogawski.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Imprimir Enviar