> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Chocolate com Pimenta
Quinta, 6 de maio de 2004, 07h20 
Trama de "Chocolate" consagra Walcyr Carrasco
 
Kleber Soares Filho
 
Globo/Divulgação
Walcyr Carrasco, autor de  Chocolate com Pimenta
Walcyr Carrasco, autor de Chocolate com Pimenta
Sites relacionados
Externo
» O que você achou da novela Chocolate com Pimenta? Opine!
Enquete
Qual foi a melhor novela escrita por Walcyr Carrasco?
Xica da Silva
Fascinação
A Padroeira
O Cravo e a Rosa
Chocolate com Pimenta

 Últimas de Chocolate com Pimenta
» Walmor Corrêa participa da Bienal de SP
» Elenco de "Chocolate" descansa em hotel
» Final de "Chocolate" atinge 44 pontos de audiência
» Trama de "Chocolate" consagra Walcyr Carrasco
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A novela Chocolate com Pimenta chega ao fim nesta sexta-feira (07) e se despede do público consagrando Walcyr Carrasco como um dos grandes autores de novelas de época do momento.

Para Mauro Alencar, doutorando em teledramaturgia brasileira e latina pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Chocolate é a melhor trama da carreira do autor, ao lado de Xica da Silva (Manchete, 1996). "Walcyr Carrasco conseguiu misturar drama e humor na medida certa em Chocolate. Ele escreveu o texto para os atores. O Marcelo Novaes é um grande exemplo disso. Apesar de ser carioca, ele ficou muito bem no papel do caipira Timóteo", opina.

Segundo Alencar, o sucesso da novela junto ao público pode ser explicado por um conjunto de fatores. "Há muito tempo não víamos uma trama tão boa no horário das seis. Além do texto do Walcyr, da direção do Jorge Fernando e do talento dos atores, há também um grande trabalho de ambientação e requinte da Globo no que diz respeito à produção de novelas de época".

Autor do livro Hollywood Brasileira: Panorama da Telenovela no Brasil, Alencar ainda aponta que as novelas de época acabam chamando mais a atenção do grande público. "Mais do que o cenário, figurino ou ambientação, as novelas de época fazem com que o telespectador viaje para um tempo que não existe mais. As pessoas aproveitam aqueles 45 minutos para relaxarem e se desligarem do mundo corrido de hoje".

Com média nacional de 37 pontos no Ibope, Chocolate supera as antecessoras Agora é que são Elas (31 pontos), Sabor da Paixão (27 pontos) e Coração de Estudante (34 pontos) e planta a semente para o sucesso de Cabocla, também de época, que estréia na próxima segunda (10).

Sobre a possibilidade de desgaste do formato, Alencar é categórico. "Para fazer sucesso, uma novela não precisa inovar na linguagem. É claro que é interessante o autor buscar inovações, mas o público quer, antes de tudo, uma história bem contada, com bons atores. E isso foi muito bem feito em Chocolate", finaliza.
 

Redação Terra
Imprimir Enviar