> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sexta, 11 de julho de 2008, 09h51  Atualizada às 09h52
Bruno Gagliasso será esquizofrênico em novela da Globo
 
Julio Biar
 
Globo/Divulgação
Personagem de Bruno Gagliasso vai tratar das doenças mentais
Personagem de Bruno Gagliasso vai tratar das doenças mentais
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Marcada por campanhas sociais como o drama dos usuários de drogas e questões como clonagem humana e homossexualidade, a novelista Glória Perez já prepara sua nova polêmica, para a novela Caminho das Índias, próxima trama das 20h, que estréia depois de A Favorita.

» Glória Perez confirma Márcio Garcia em nova novela
» Tony Ramos será indiano em nova novela da Globo
» Leia mais notícias de O Dia

"A campanha será pelos usuários de tratamentos para saúde mental, através de Bruno Gagliasso, que vai interpretar Tarso, um rapaz que se torna esquizofrênico", conta a novelista.

Glória pretende dar voz a uma parcela da sociedade geralmente ignorada. "A gente ouve psiquiatras, psicólogos, bombeiros, polícia, falando sobre os chamados loucos, mas não escuta o que eles têm a dizer, como enxergam sua condição e o que gostariam de falar para todos nós", diz a autora, que foi homenageada pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e eleita Personalidade do Ano pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead) em 2001, pela questão da dependência química apresentada na novela O Clone.

A idéia surgiu há dois anos, quando a autora assistiu ao show da banda Harmonia Enlouquece, criada há quatro anos dentro do projeto Convivendo Com a Música, do CPRJ (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro).

"Minha prima Sônia, que é psicóloga do Instituto Municipal Nise da Silveira, me convidou para assistir ao show. Fiquei literalmente apaixonada pelo trabalho deles, e desde então decidi que, na minha próxima novela, a campanha seria por eles", diz.

Entusiasmada com a idéia, a autora continua: "Quero mostrar a obra de Nise da Silveira (psiquiatra brasileira que trocou o choque elétrico pelas manifestações artísticas de seus pacientes), o trabalho e a arte desenvolvidos pelos usuários do sistema de saúde mental: as bandas de música, escolas de samba, pinturas, esculturas, trabalhos para televisão (TV Pinel), jardinagem, informática, etc."

O elenco está "praticamente fechado" e Glória atribui a um "boom" de dramaturgia a disputa de atores pelas produções - Bruno Gagliasso ainda está no ar em Ciranda de Pedra e a atriz Juliana Paes sairá da atual trama das 20h para protagonizar Caminho das Índias ao lado de Rodrigo Lombardi e Marcio Garcia, que volta à Globo.

"Outras emissoras estão fazendo novelas e a Globo ampliou muito seu campo: hoje, além das três novelas, temos minisséries, seriados, filmes. É questão de tempo para acontecer o ajuste", intui.

Gravidez, drogas e beijo gay
Glória Perez gosta mesmo de levantar discussões em suas novelas. A primeira vez foi em Barriga de Aluguel, de 1990, quando, em pleno horário das 18h, a jovem Clara (vivida por Cláudia Abreu) emprestava seu útero para um casal que não podia ter filhos. Durante os nove meses da novela, o País se perguntou com quem deveria ficar o bebê.

Em 1995, Explode Coração tratou do drama de crianças desaparecidos. Em busca do filho, Odaísa (Isadora Ribeiro) uniu-se às reais Mães da Cinelândia, que apareciam na trama. Com a visibilidade, durante a novela, 64 crianças reencontraram seus pais.

A dependência química de Mel (Débora Falabella) rendeu as cenas mais fortes de O Clone, de 2001. Já América, de 2005, abordou a imigração ilegal e a descoberta da homossexualidade. O corte da cena do beijo gay no final gerou grande polêmica.
 

O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.

Imprimir Enviar