> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sábado, 12 de abril de 2008, 15h13 
Modelos famosos levam a estética da moda para TV
 
Mariana Trigo
 
TV Press
Letícia Birkheuer interpreta Raquel em  Desejo Proibido
Letícia Birkheuer interpreta Raquel em Desejo Proibido
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
As novelas são cada vez mais invadidas por modelos. Com carreiras internacionais e rostos conhecidos em campanhas de grandes grifes e semanas de moda, muitos modelos deixaram de lado as passarelas para desfilarem pelos estúdios de produções dramatúrgicas.

» Veja a foto ampliada
» Solteira, Letícia Birkheuer curte festa em São Paulo

Com isso, apesar de novatos na atuação, modelos como Letícia Birkheuer, Fernanda Lima, Carlos Casagrande, Luciano Szafir, André Bankoff, Reynaldo Gianecchini e Giovana Ewbank estréiam com status de celebridades em novelas e minisséries.

Rodrigo Hilbert, por exemplo, o bad boy Ronildo de Duas Caras, rodou o mundo como modelo antes de estrear como ator em 2002, na pele do modelo Pablo de Desejos de Mulher. "Óbvio que fiz sucesso na TV pela beleza e porte de modelo. Até porque estreei no papel de um modelo. Era praticamente eu mesmo", diz.

O mesmo aconteceu com a esguia Letícia Birkheuer, que interpreta a perversa Raquel em Desejo Proibido. Após trabalhar 10 anos como top model internacional, a gaúcha deixou para trás a vida glamourosa entre Paris e Nova Iorque para aterrissar em Belíssima, sua novela de estréia como atriz, como a modelo Érica.

"Não pensava em largar tudo, mas sabia que um dia minha beleza ia acabar. Como atriz, não vou ser avaliada quando tiver rugas. Vou poder passar de mocinha à avó da mocinha", planeja.

Deixar os editoriais de moda pelos sets de TV virou um caminho quase natural para os modelos de maior sucesso, que quase sempre têm mais facilidade de conseguir papéis pela estética favorecida.

Ana Paula Arósio, por exemplo, que começou a estampar capas de revistas aos 12 anos de idade, aos 19 estreou como atriz em Éramos Seis, no SBT. "Sempre fui acostumada com o assédio e virar atriz foi realmente conseqüência do meu trabalho como modelo. Mas minha vontade era ter feito Medicina Veterinária", conta.

Por ter tido sucesso como modelo fotográfico, Ana Paula Arósio não carrega para suas personagens o típico andar das modelos, trejeito herdado da carreira na moda. O mesmo não aconteceu com Victor Fasano. Com 1,95 m de altura, o ator leva a postura sempre ereta para seus personagens, desde que estreou como Zeca, protagonista de Barriga de Aluguel, em 1990.

"Você carrega o look em seus personagens. Modelos viram atores no mundo inteiro, mas há preconceito no Brasil. Isso é estúpido. As novelas precisam de personagens baixos, gordinhos, feios e bonitos", afirma o ator.

Acostumado a escalar modelos para suas novelas, o autor Carlos Lombardi garante que a profissão é pré-requisito para alguns personagens. Quando escreveu a minissérie O Quinto dos Infernos, o autor precisava de uma atriz com porte de modelo para interpretar Carlota Joaquina de uma forma imponente.

"Betty Lago usou sua experiência como modelo e trabalhou com sua altura, postura, inventava penteados imensos para a personagem para mostrar majestade e poder", exemplifica.

Lombardi também apostou na ex-modelo Fernanda Lima para Maria Bo, um dos papéis principais de Pé na Jaca, que era uma top model. "Ela trouxe a credibilidade e a postura da profissão para a personagem", valoriza.

Mas, apesar da crescente demanda estética na TV, não basta um rosto bonito e um corpo irretocável para decolar na carreira de ator. As próprias emissoras, ao oferecerem papéis de destaque aos modelos, já disponibilizam um kit de aprendizado que costuma incluir aulas de expressão corporal, fonoaudiólogo e interpretação.

Atenções que podem causar inveja em atores veteranos. Apesar de ser Miss e ex-BBB, Grazi Massafera estreou na TV no patamar de celebridade de grande parte dos modelos. "Fiz Oficina de Atores, aula de voz, de tudo. Tive toda estrutura. Um dia vou poder dizer que sou atriz de verdade", torce.

Um caminho que nem todos os modelos tiveram. "Eu não fiz cursos. Aprendi na porrada. Aprendi fazendo porque não pretendia seguir a carreira, mas me apaixonei pela profissão", afirma Luciano Szafir, que vive o empresário Felipe em Amor e Intrigas, na Record.

Forma e conteúdo
Modelos são personagens comuns em novelas. Desde tramas como Tititi, de Cassiano Gabus Mendes, de 1985, e Top Model, de Antônio Calmon, exibida em 1989, personagens ligados ao universo da moda estão cada vez mais presentes.

Como em televisão os estereótipos de atores se encaixam nos papéis, passou a ser mais usual autores e diretores escalarem modelos para papéis de modelos ou para personagens ligados ao mundo da moda. Este é o caso de Natasha Haydt, que interpreta a modelo Paola em Caminhos do Coração, da Record.

Selecionada para o papel pela estética magérrima de modelo, a atriz pretende largar de vez a carreira de modelo e investir na atuação. "Disseram que não precisava ser modelo para a personagem, mas precisavam de alguém bem magra para o papel. Seria realmente mais fácil encontrar uma modelo", constata a atriz.

Milla Christie também largou os estúdios fotográficos pela carreira de atriz e atualmente vive uma personagem comum no universo fashion. Ela é a capitalista de moda Rafaella em Amor e Intrigas, da Record.

A atriz, que desde os 14 anos estampou capas de diversas revistas no Brasil e no exterior, largou as campanhas internacionais em 1990, com sua estréia na TV como a rebelde Jéssica, em Meu Bem, Meu Mal, na Globo. Atualmente, mata as saudades da antiga carreira com Rafaella. "Foi muito fácil compor essa personagem. Conheço toda a galera de moda em São Paulo e tenho lembranças maravilhosas", diz.

Instantâneas
# A ex Top Model Vanessa de Oliveira interpretou a si própria na novela Tititi, na Globo, há 23 anos.
# Luiza Brunet, que tentou a carreira como atriz na década passada em novelas como Araponga, O Mapa da Mina e Anjo Mau, planeja voltar a fazer novelas no segundo semestre.
# A modelo e estudante de moda Ellen Jabour fez uma participação na novela Cobras & Lagartos como uma modelo. Mas garante que não quer seguir a carreira de atriz. "Não tenho vontade de ser atriz. Se eu quisesse, estava feita. Todos os diretores já me chamaram. Prefiro ser apresentadora", assegura.
 

TV Press
Imprimir Enviar