> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sexta, 5 de dezembro de 2003, 19h08 
TV Cultura exibe programas sobre o século 20
 
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Uma série de programas sobre o século 20, com integrantes da elite intelectual do país, será transmitida pela TV Cultura a partir de segunda-feira. Os programas estão sendo gravados durante os eventos realizados pelo projeto cultural do Grupo CPFL Energia, que termina apenas em maio.

Balanço do Século XX -- Paradigmas do Século XXI é o nome da série, dividida em programas de 45 minutos, que serão exibidos sempre às segundas-feiras, a partir da meia-noite.

A Paixão vista pelo Sedutor -- Don Juan, palestra de Renato Janine Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), marcará o início da programação na segunda-feira.

Entre os participantes estão o psiquiatra Paulo Gaudêncio, o jornalista Manuel da Costa Pinto, o físico Rogério César de Cerqueira Leite, o maestro Nelson Ayres, a crítica literária Eliane Robert Moraes e a professora titular do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Mildred Dresselhaus.

O projeto cultural da CPFL Energia engloba exposições de artes, cinema, palestras e apresentações de música e dança. Os primeiros programas exibidos pela TV Cultura, em dezembro, irão abordar apenas as palestras.

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, e a CPFL fecharam acordo na quinta-feira, em Campinas. A empresa distribuidora de energia investiu 600 mil reais na gravação e pré-produção dos programas, um projeto aprovado pela Lei Rouanet.

"É um casamento perfeito. O conjunto de eventos realizado pela CPFL representa a maior estocagem de pensamento sobre o Século 20 no Brasil nos últimos anos. Os programas serão posteriormente transformados em vídeos e DVD para comercialização", afirmou Jorge da Cunha Lima, presidente da Fundação Padre Anchieta, à Agência Interior.

As gravações estão acontecendo no Espaço Cultural da empresa, formado por um café, um auditório e uma área para apresentações e exposições de arte. A veiculação dos programas obedecerá a cronologia dos eventos.

"O projeto tem como objetivo estimular a reflexão e ampliar o conhecimento sobre a história contemporânea com perspectiva no Século 21", disse Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais do Grupo CPFL Energia e idealizador do projeto.

A série de programas está divida em 10 módulos, entre eles Café Filosófico -- encontros, perdas, reencontros, vida cotidiana e comportamento no Século 21, As Artes no Século 20 e Fundadores do Pensamento no Século 20.


 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Imprimir Enviar