> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Caminhos do Coração
Sábado, 26 de janeiro de 2008, 11h37 
Cláudio Heinrich foge do estigma de galã ao viver gay
 
Márcio Maio
 
Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias/TV Press
Claudio Heinrich interpreta um homossexual reprimido
Claudio Heinrich interpreta um homossexual reprimido
 Últimas de Caminhos do Coração
» Record quer fazer 3ª temporada de 'Caminhos do Coração'
» Fim de 'Caminhos do Coração' bate recorde de audiência
» Babi Xavier será vilã rejuvenescida em novela
» Antônio Pitanga estréia na Record em nova fase de novela
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A primeira reação de Cláudio Heinrich ao receber do autor Tiago Santiago as primeiras informações sobre Caminhos do Coração, da Record, foi de susto.

» Veja a foto ampliada de Claudio Heinrich
» Leia o resumo da novela

O ator, que interpreta o ambicioso Danilo na história, já estava preparado para encarar mais um galã disputado por jovens sensuais quando se deparou com uma característica inesperada do executivo: a homossexualidade.

"Esse papel fugiu completamente dos tipos que já ganhei na televisão. Posso dizer que foi um dos mais trabalhosos na hora da composição", afirma, orgulhoso com a repercussão positiva da trama.

A primeira coisa que Cláudio fez para construir Danilo foi tentar amenizar o sotaque carioca, já que a trama se passa em São Paulo. Para isso, contou com o suporte da fonoaudióloga Leila Mendes.

Passada a preocupação com a fala, o ator passou a trabalhar sua expressão corporal com Helena Varvaki e, para chegar ao tom de comédia planejado, assistiu a vários episódios da série americana Will & Grace.

"De certa forma, eles vivem uma situação parecida com a do Danilo e da Lúcia na novela", opina, referindo-se à personagem da colega Fernanda Nobre.

Danilo e Lúcia são muito amigos e fingem, para a família do rapaz, que são noivos. Nos próximos capítulos, está previsto o casamento dos dois personagens.

Mesmo com toda essa preparação, a "cara" de Danilo só ficou mesmo definida para Cláudio depois que o ator conversou com um de seus melhores amigos. "Ele é praticamente o Danilo", resume.

Foram muitos papos e trocas de experiências que ajudaram Cláudio não só a definir jeito e perfil do personagem, mas também a não carregar demais nas tintas em cena. "A idéia é fazer comédia, mas não precisamos denegrir a imagem de ninguém ali", adverte.

Antes de a novela entrar na grade da Record, uma das maiores preocupações de Cláudio era a reação dos telespectadores. Mais especificamente, do público feminino. Acostumado com o assédio e com as cantadas das fãs, o rapaz não imaginava o que poderia ouvir delas ao aparecer paquerando e se insinuando para homens na televisão.

Mas, até agora, a repercussão tem sido positiva. E, apesar de interpretar um gay, não aumentaram as cantadas do público masculino. Mas Cláudio tem uma boa explicação para isso. "Desde a época em que eu era paquito da Xuxa, tenho uma legião de fãs gays. Isso já era normal antes", justifica.

Apesar da boa recepção do público, Cláudio não acredita que o personagem possa evoluir na trama e ganhar um par romântico masculino. O ator torce para que isso acontece, mas acha a sociedade atual hipócrita e despreparada para ver cenas de romance entre pessoas do mesmo sexo na televisão.

"Todo mundo adora dizer que tem cabeça aberta, mas na hora de acontecer mesmo, sempre condenam. Vai demorar muito ainda", prevê.

A entrada de Cláudio em Caminhos do Coração não estava prevista. Inicialmente, o ator estaria no núcleo de jornalistas de Vidas Opostas, sua antecessora. Mas, depois de ser agredido por um suposto fã que exigia uma foto com o ídolo em uma boate carioca, o ator precisou ficar meses em tratamento.

Na época, Cláudio teve um copo quebrado em seu rosto. Por conta disso, até hoje o ator tem restrições de horários para tomar sol e pensa em se submeter a uma cirurgia plástica para amenizar uma discreta cicatriz próxima ao pescoço. "Quando vi aquele sangue, achei que nunca mais fosse trabalhar na televisão", lembra Cláudio.

Início juvenil
Cláudio Heinrich tem 35 anos e já acumula 19 de carreira. O ator começou na vida artística como assistente de palco do Xou da Xuxa, em 1989, no grupo dos Paquitos.

Foram três anos de experiência no programa que chegaram a lhe render um papel no longa Sonho de Verão. Depois de fazer o filme, o jovem começou a freqüentar aulas de interpretação e, em 1994, conseguiu uma vaga na Oficina de Atores da Globo.

Logo depois, em 1995, foi escalado para interpretar o professor Dado no primeiro grupo de Malhação. "Fiquei três temporadas e aprendi mesmo o que é ser ator ali", valoriza.

Em 1998, Cláudio deixou o elenco do seriado e migrou direto para outro folhetim, também com temática jovem. Em Era uma Vez, deu vida ao sedutor Frederico e estreou também na função de apresentador, no Globo Ecologia, onde ficou por seis anos.

Em 2000, o ator ganhou um dos papéis que considera até hoje um marco em sua carreira: o índio Tatuapu em Uga Uga. "Foi um papel diferente de tudo que eu estava acostumado. Ele e o Danilo são os melhores da minha carreira", atesta.

Cláudio assinou com a Record em 2005 para viver o guarda-vidas Rafael em Prova de Amor. Na época, não acreditava que pudesse impulsionar sua carreira em novelas em outra emissora que não fosse a Globo.

"Tinha receio porque outras emissoras tentavam fazer novelas, mas não conseguiam chegar perto deles", observa o ator, que tem contrato com a Record até o fim deste ano.

Instantâneas
# Na época em que apresentava o programa Globo Ecologia, Cláudio prestou vestibular para Jornalismo. Hoje, já formado, pretende ainda trabalhar como repórter na televisão. "Quero fazer entrevistas mais descontraídas", planeja.

# Há poucos dias, Cláudio ficou sabendo que a novela Caminhos do Coração será esticada. "A previsão é de que termine só em setembro. Acho que a história ainda vai dar muito pano para a manga", diz.

# Antes de Caminhos do Coração, Cláudio já tinha trabalhado com o autor Tiago Santiago em Malhação, Uga Uga e Prova de Amor.

# Cláudio Heinrich garante que não perde um capítulo de Caminhos do Coração. Para ele, é fundamental saber o que se passa em todos os núcleos na hora de ler os textos e se preparar para as cenas. "Qualquer hora dessas, até o Danilo pode se transformar em mutante", brinca.


 

TV Press
Imprimir Enviar