> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Amor e Intrigas
Domingo, 30 de dezembro de 2007, 09h23  Atualizada às 09h28
Atriz gosta de ser dirigida pelo namorado em cenas quentes
 
Márcio Maio
 
Luiza Dantas/ Carta Z Notícias/TV Press
Renata Dominguez vive Valquíria em  Amor e Intrigas
Renata Dominguez vive Valquíria em Amor e Intrigas
 Últimas de Amor e Intrigas
» Renata Dominguez chora ao assistir último capítulo de novela
» 'Amor e Intrigas' ganha audiência com cenas mais agitadas
» Márcio Kieling vive bom-moço em 'Amor e Intrigas'
» 'Amor e Intrigas' ganha um mês a mais na Record
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Renata Dominguez interpreta Valquíria em Amor e Intrigas, da Record, sua primeira vilã contemporânea. A cada capítulo, a personagem se mostra mais "cachorra", como sua intérprete gosta de falar. Mas, o que inicialmente era uma grande preocupação para Renata, hoje em dia se tornou uma vantagem para essas tomadas: suas cenas quentes com Petrônio, de Heitor Martinez, são sempre dirigidas por Edson Spinello, diretor geral da novela e namorado da atriz.

» Veja a foto ampliada
» Leia o resumo da novela

"Ele separa muito bem essas coisas, então exige que eu faça bem feito. Isso me tranqüiliza e dá mais veracidade", explica a atriz.

Para compor a personagem, Renata contou com ajuda profissional de um coach importado. De férias no Brasil durante duas semanas, Robert Castle, que já trabalhou com artistas como Michele Pfeiffer e Sean Penn, fez um curso intensivo com a atriz. A intenção principal era ajudar Renata a entrar e sair da personagem. Segundo ela, sempre foi difícil em sua carreira não se deixar envolver pela situação emocional de cada cena trabalhada.

"Sempre tive dificuldades para separar as coisas. É ruim porque na minha última novela eu chorava em quase todos capítulos e isso me deixava deprimida", conta, referindo-se a seu trabalho em Bicho do Mato, na pele da médica Cecília.

Renata acredita que esse seja seu melhor momento como atriz. Em sua quinta novela, quatro delas na Record, a atriz enxerga a Valquíria de Amor e Intrigas como várias personagens em uma só. Isso porque a vigarista assume diversas personalidades, dependendo do ambiente onde está.

Para conseguir encontrar essas diferenças, Renata assistiu a alguns filmes e novelas antigas. Como Ligações Perigosas, de Stephen Frears, e Vale Tudo, novela exibida em 1988 pela Globo. "Ela lembra bastante a Maria de Fátima que a Glória Pires criou. É engraçado porque eu fiz teste para Vale Todo, a versão da novela em espanhol que a Globo produziu, justifica.

A atriz também precisou mudar o visual para encarar o novo trabalho. No início da história, Renata apareceu de cabelos escuros e longos. Depois que a personagem se mudou para o Rio, voltou loura, com as madeixas mais curtas e lentes de contato cor de mel. Para o penteado proposto pela equipe de caracterização, Renata ainda precisou fazer um aplique, já que seu cabelo não dava o caimento necessário. "Tudo foi calculado para que fosse um estilo ousado e nada simétrico. Tem de parecer uma pluma, porque ela quer ser chique", diverte-se.

Depois de pouco mais de um mês no ar, Renata já ouve diversos comentários nas ruas por conta das atitudes da personagem. Mas um detalhe que chama a atenção das telespectadoras é o figurino de Valquíria, extremamente sofisticado e sensual. Já o público masculino é mais ousado, com elogios às formas que aparecem nas tomadas quentes da história.

A atriz, que se diz muito mais discreta longe das câmeras, faz questão de dizer que essa não é sua melhor forma física. "Quando eu fiz a Pati, de Prova de Amor, eu estava quatro quilos mais magra", enfatiza.

Mesmo com um dos papéis de maior destaque na novela, ela foi uma das últimas atrizes a confirmar presença na trama. Tudo por causa de uma hérnia que a deixou de cama durante três meses. A previsão inicial era de que o tratamento durasse o dobro do tempo, mas a equipe médica acabou liberando Renata mais cedo. "Tive que voltar com calma, até porque fiquei doente por causa do excesso de esforço físico", conta ela, que emendou Prova de Amor em Bicho do Mato.

Fama Parcial
Uma das coisas que mais surpreende Renata Dominguez é a maneira como, segundo a própria atriz, o público a aborda nas ruas. Renata gosta de dizer que não é uma mulher famosa, mas que suas personagens são.

Sua estréia na vida artística aconteceu no Equador, como apresentadora de programas infantis. Ficou dos 12 aos 19 anos lá e, quando voltou, conseguiu um papel em Malhação, na pele da desajeitada Solene. Para interpretar uma menina acima do peso, engordou 12 quilos. "Foi bom porque saí do estereótipo de bonitinha que entra na novelinha juvenil. Foram três anos sem maquiagem. Entrava em cena de cara limpa", lembra.

Depois, conheceu Herval Rossano durante testes para Vale Todo, versão hispânica de Vale Tudo produzida pela Globo em 2002. Não conseguiu um papel, mas o diretor se lembrou dela quando Tiago Santiago a indicou para interpretar a vilã Branca em A Escrava Isaura, na Record. Quando Tiago escrevia os primeiros capítulos de Prova de Amor, reservou a atriz para interpretar a dondoca Pati.

Durante a exibição da novela, o escritor foi chamado para supervisionar o texto de Bicho do Mato e escolher o elenco da novela. Sem opções para a protagonista, Tiago resolveu tirar Renata de Prova de Amor e a atriz saiu de um estúdio direto para o outro. "Nem tive tempo para fazer a composição da Cecília. Foi tudo muito rápido", afirma.

Instantâneas
# Enquanto gravava Bicho do Mato, Renata foi chamada para entrar no elenco de Caminhos do Coração. Mas, como os cronogramas das duas obras não batiam, a atriz foi obrigada a recusar o papel.

# Na época em que apresentava programas infantis no Equador, Renata tinha aulas no colégio até 15 horas e gravava das 16 até às 23 horas. "Quando eu tinha prova, ficava até às 4 da manhã estudando", lembra.

# Renata foi uma das sete primeiras atrizes a assinar contrato longo com a Record. Agora, ela está no banco de talentos da emissora até 2010.

# Edson Spinello e Renata Dominguez se conheceram nas gravações de Malhação. Os dois trabalharam juntos mais cinco meses depois do início do namoro e logo o diretor foi chamado para outros trabalhos na Globo. Os dois só voltaram a trabalhar juntos em Bicho do Mato e, agora, em Amor e Intrigas, na Record.
 

TV Press
Imprimir Enviar