> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Domingo, 16 de dezembro de 2007, 11h00 
Emissoras disputam audiência com especiais de fim de ano
 
Márcio Maio
 
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Tradicionalmente, as emissoras da TV aberta têm uma programação especial em dezembro. Mas tentam ao máximo fugir de elementos que passem a sensação de "déjà vu" ao público. Nem sempre conseguem.

» Camila Pitanga canta com Roberto Carlos em show especial
» Ivete Sangalo faz farra no Show da Virada

Roberto Carlos Especial, por exemplo, é o programa mais tradicional do fim de ano. E mantém o mesmo formato, com novidades praticamente restritas à variação de convidados. No próximo, a grande aposta é Camila Pitanga. "O sucesso do programa está na música e no conteúdo. Por isso, ressaltamos o repertório clássico do Roberto", explica o diretor Roberto Talma.

Quando se tratam de temas ligados às festas de fim de ano, não faltam amigos e inimigos ocultos e Papais e Mamães Noéis, misteriosas ou não. O matinal, Hoje em Dia de 24 de dezembro aproveita o elenco da Record para uma grande troca de presentes.

Já no Superpop, da Rede TV!, Luciana Gimenez fantasia Agnaldo Timóteo como "bom velhinho", mas sem grandes surpresas. Ao contrário do TV Fama, da mesma emissora, que tenta surpreender o público com uma Mamãe Noel misteriosa. Apesar da idéia batida, Fábio Martinho, diretor do programa, jura que "em 2007, vai ser diferente". "Escolhemos uma celebridade diferente e criamos um novo formato, com três etapas de descaracterização", conta.

A idéia mais comum nessa época é relembrar o que aconteceu no ano que se despede. Vídeo Show Retrô, na Globo, TV Fama, da Rede TV! e o especial Micos do Ano, da Band, lideram a lista. O último, estreante, amplia os assuntos em uma espécie de retrospectiva satírica, apresentada por Otávio Mesquita. "É importante adicionar novidade a um espaço tradicional de programação", justifica Elisabetta Zenatti, diretora de programação da Band.

O excesso de programas em cima do que passou é impulsionado pelo ritual comum das pessoas de exibir o que aconteceu durante o ano. Essa é a opinião da direção da Record, que defende o formato tradicional para o Repórter Record ¿ Retrospectiva 2007.

"É um hábito que a população tem. Trata-se de um balanço de um ano que está terminando", defende Ricardo Frota, gerente de Comunicação da emissora e porta-voz da direção de programação. Enquanto isso, a Globo investe em um novo formato, com Sérgio Chapelin apresentando das ruas a Retrospectiva 2007. Já a Band e a Rede TV! apostam na divisão de uma retrospectiva específica para o esporte e outra só para os demais fatos jornalísticos.

Cada vez mais comuns em dezembro, as sitcons já estão se tornando uma tradição em algumas emissoras. Na Globo, a época serve de experimentação para elaborar a grade do ano seguinte, já que vários programas fixos saíram de especiais de fim de ano, como Toma Lá, Dá Cá.

Em 2007, quatro entram na disputa. Guerra e Paz, de Carlos Lombardi, mostra a relação entre uma escritora e um policial; Faça Sua História explora o dia-a-dia do taxista Oswaldir, de Stepan Nercessian; Casos e Acasos exibe três histórias de personagens que se cruzam no final, vividos por Ricardo Tozzi, Taís Araújo, Danton Mello, Thiago Fragoso, entre outros; e Dicas de um Sedutor, que traz um cinqüentão vivido por Luís Fernando Guimarães que ajuda mulheres a conquistarem homens.

Dependendo do resultado, qualquer um pode se juntar a Os Amadores, único da lista de especiais que já tem lugar na programação fixa de 2008. "Apresentamos um leque de opções e o público decide quais são as melhores", explica Roberto Talma, que dirige Faça Sua História.

A Record também decidiu aproveitar seu elenco e incluir no seu fim de ano uma sitcom. O responsável por protagonizar Louca Família é Tom Cavalcante. A decisão, não se sabe por quê, foi tomada em cima da hora. "Fui pego de surpresa pela emissora. Trata-se de uma comédia bem brasileira e espelhada na realidade do povo", explica Tom.

Algo próximo do que a Globo já faz com A Grande Família há sete anos. E, em ambas, a idéia é não deixar que o tema natalino monopolize os diálogos dos personagens. Na Globo, os Silva serão presenteados com o nascimento da filha de Bebel, de Guta Stresser. "Com isso, fugimos um pouco dessas cenas de ceia e piadas de Natal", analisa Marco Nanini, intérprete do chefe da família, Lineu.

Variações de batidas
Embaladas no sucesso da programação de shows de fim de ano da Globo e no baixo custo dessas produções, Record, Band e Rede TV! também apostam no formato musical em dezembro. A primeira garantiu o Minhas Canções, com Fábio Jr., enquanto a concorrente Band optou por uma série de encontros "countries" e sertanejos e um grande show de despedida da dupla Sandy & Júnior.

Nenhuma delas assinou contrato longo com qualquer artista, mas ambas assumem o interesse em fidelizar o público para a mesma época de 2008. "Estamos interessados em conquistar esse público. Os resultados com programas musicais nesses segmentos foram bem satisfatórios em 2007", explica Elisabetta Zenatti, diretora de programação da Band. Na Rede TV!, a contagem regressiva vem ao som de funk, com um especial com DJ Marlboro no Superpop.

Apresentadora do Estação Globo, Ivete Sangalo acredita que os investimentos em musicais se justificam pela intenção de humanizar a programação. "Essa é uma época em que as pessoas estão mais emotivas e as emissoras aproveitam isso. Música mexe muito fácil com os sentimentos dos telespectadores", opina.

Aloysio Legey, diretor do tradicional Show da Virada, concorda. E vai além. "O áudio chama mais atenção do que a própria imagem nessa época. As pessoas estão fazendo outras coisas com a tevê ligada e prestam atenção quando escutam algo que interessa", afirma.

Instantâneas
# Desde 1974, só em 1999 não foi exibido o "Roberto Carlos Especial" na Globo. Na época, o cantor cancelou o show devido a morte de sua mulher, Maria Rita.
# Além das exibições de shows musicais, a Band quer investir em tradição na sua programação. Este ano, pela primeira vez, transmitiu o show de inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. E, segundo a direção da emissora, deve repetir o feito em 2008.
# Tradicionais no "Fantástico" especial de Natal, os quadros de amigo oculto e Papai Noel misterioso ainda não estão confirmados na edição de 2007.
# Outros musicais fazem parte da programação de fim de ano da Band. "Edson & Hudson", "Countrystar e Convidados", "Floribella", "Adriana Partimpim - O Show" e "Andrea Bocelli" estão na grade da emissora ainda em dezembro.
 

TV Press
Imprimir Enviar