> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Caminhos do Coração
Sábado, 15 de dezembro de 2007, 13h01  Atualizada às 14h10
Novela: autor quer provar que ser mutante é normal
 
Gabriela Germano
 
Record/Divulgação
Caminhos do Coração  segue na onda de séries como  Heroes
Caminhos do Coração segue na onda de séries como Heroes
 Últimas de Caminhos do Coração
» Record quer fazer 3ª temporada de 'Caminhos do Coração'
» Fim de 'Caminhos do Coração' bate recorde de audiência
» Babi Xavier será vilã rejuvenescida em novela
» Antônio Pitanga estréia na Record em nova fase de novela
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Tiago Santiago quer tornar natural algo que, definitivamente, é extraordinário. Em sua novela Caminhos do Coração, exibida pela Record, o autor embute no texto a visão que tem defendido em todas as entrevistas que concede à imprensa: Qualquer um pode se identificar com seres considerados diferentes do comum, pois cada pessoa é única e tem algo que nenhuma outra tem.

» Leia o resumo da novela

A comprovação disso é que, recentemente, a personagem Mulher Elétrica exclamou em cena: "Todo mundo é mutante. Viver é um processo de mutação contínua". Soou artificial demais.

É necessário estabelecer uma diferenciação básica: crescer e se desenvolver física e psicologicamente - o que realmente acontece com todo mundo - é bem diferente de voar sem aparelhos ou de se transformar em lobisomem. E não adianta o autor negar. Tiago propôs uma ousadia no tema da novela e Alexandre Avancini cria cenas com efeitos especiais que tentam reproduzir de modo competente essas novas idéias. Nem sempre são uma obra-prima tecnológica, é verdade. Mas o mais destoante é o texto do folhetim, que está ficando quadradinho demais. E até didático.

A novela não começou assim. Os mutantes se resumiam a um núcleo da trama e Tiago foi cauteloso para dosar a importância deles no folhetim. Mas a história colou, a população foi só aumentando e ganhou até uma ilha ao melhor estilo A Ilha do Dr. Moreau, de H. G. Wells, ou Lost, para citar uma referência mais atual e conhecida das crianças e adolescentes.

É nesse público, inclusive, que a Record apostava quando investiu na idéia. E com os 13 pontos de média conquistados até o momento, a avaliação é de que o objetivo está sendo alcançado. Com o mesmo número de capítulos no ar, a antecessora Vidas Opostas mantinha média de 12 e já era considerada um sucesso.

Agora, na tentativa de abocanhar mais telespectadores, as mães de família e até as vovós, Tiago parece frear na ousadia ao criar diálogos de alguns personagens. Mas não é tentando vender a idéia de que o vizinho ao lado pode ser considerado um mutante que vai convencer o público mais tradicional. Para muita gente, seres que levitam ou têm o poder de se regenerar serão sempre ficção, coisa de outro mundo. Nem por isso ou até por isso, estão longe de serem desinteressantes.

Caminhos do Coração segue na onda de séries como Heroes, que são sucesso em todo o mundo e inclusive no Brasil, mas nem sempre o discurso da novela assume essa posição de maneira descarada. Fora esse passo atrás do autor, alguns personagens andam quase sem função na trama. A promessa era de que Preta Gil ia aterrorizar todo mundo como a vilã Helga. Está tão boazinha e nada faz em cena. Mas do jeito que a coisa anda, quem não tem poderes especiais pode morrer no próximo capítulo. Salve-se quem puder.
 

TV Press
Imprimir Enviar