> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sábado, 20 de outubro de 2007, 13h13 
Uso de efeitos especiais na TV é cada vez mais freqüente
 
Mauro Trindade
 
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Tornou-se comum falar em tecnologia digital, mas pouca gente sabe o quanto ela está presente na dramaturgia e nos noticiários brasileiros. E, o que antes era um recurso, passou a integrar a própria trama das telenovelas, das quais Caminhos do Coração, da Record, tem um papel de destaque.

» Leia o resumo da novela

Grosso modo, digital é toda a tecnologia que reduz a informação a um código binário presente em computadores e outros equipamentos eletrônicos. Mais do que seus príncípios matemáticos, porém, o que interessa aqui são seus efeitos. O digital permitiu a criação de novas tecnologias que fornecem uma infinidades de recursos para a televisão, capazes de alterar o que se vê e o que se ouve de forma cada vez mais radical.

Hoje, por exemplo, boa parte do que parece ser um cenários ou uma paisagem gravada em novelas pode ser, na verdade, produto da tecnologia digital. O que se imagina como uma floresta ao fundo de uma praia talvez nem exista, assim como a própria praia. Por economia, rapidez e padronização, o interior de uma casa pode ser recriado por computadores. Bang Bang, por exemplo, usou e abusou de computação gráfica para criar o cenário árido do Velho Oeste.

Essas transformações tornaram-se rotina na televisão, seja em novelas como na criação de fundos falsos atrás de repórteres do tempo e apresentadores de telejornais. Mais recentes são os efeitos "bullet-time", utilizado na abertura da novela Sete Pecados ou a gravação totalmente em digital, aplicada em Duas Caras.

Foi, curiosamente, na novela de época Sinhá Moça, do ano passado, que estrearam alguns efeitos de computação na TV brasileira. Entre eles, o "baselight", capaz de tirar as rugas dos rostos de atores e atrizes, e o "digital video noise reduction", que aplica uma textura "de cinema" à imagem de TV.

Todas essas inovações põem em xeque os limites entre o que chamamos de animação e de ficção. Antes o primeiro estava limitado aos desenhos animados e o segundo correspondia às produções com atores. Tal limite faz cada vez menos sentido quando se assiste a filmes como O Homem-Aranha, X-Man e Transformers, nos quais o real e o virtual se misturam.

Caminhos do Coração chega a ser acanhada nesse sentido. Não há nada na produção da Record que se compare com as possibilidades técnicas desses "blockbusters" de Hollywood. Mas nessa novela os efeitos especiais são mais que um penduricalho. Fazem parte da trama. Seria difícil defender uma história com mutantes sem poder apresentar ao público algumas de suas habilidades sobre-humanas.

O impacto dessas novas tecnologias na teledramaturgia estão apenas começando e devem se tornar ainda mais fortes com a implantação da tevê de alta definição HDTV, cuja tecnologia é totalmente digital. O Governo Federal promete deslanchar o projeto em 3 de dezembro deste ano, a despeito das mais variadas críticas técnicas e políticas que sofreu. Mas isso já é outra ¿ e longa ¿ história.
 

TV Press
Imprimir Enviar