> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Caminhos do Coração
Sábado, 1 de setembro de 2007, 12h03  Atualizada às 12h04
'Caminhos do Coração' insiste nos efeitos especiais e lutas
 
Gabriela Germano
 
Divulgação
Bianca Rinaldi vive a protagonista Maria em  Caminhos do Coração
Bianca Rinaldi vive a protagonista Maria em Caminhos do Coração
 Últimas de Caminhos do Coração
» Record quer fazer 3ª temporada de 'Caminhos do Coração'
» Fim de 'Caminhos do Coração' bate recorde de audiência
» Babi Xavier será vilã rejuvenescida em novela
» Antônio Pitanga estréia na Record em nova fase de novela
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A nova novela da Record, Caminhos do Coração, mostra que a emissora definitivamente escolheu sua tática para prender a audiência que já conseguiu atrair com folhetins anteriores: a ação. A trama de Tiago Santiago aposta em uma história com crianças mutantes extremamente parecida com a de séries norte-americanas, como Heroes.

» Leia o resumo da novela

Mas os bandidos, os policiais, as cenas de tiroteio e luta - que fizeram sucesso em Prova de Amor e Vidas Opostas - são os maiores destaques. Mais do que personagens com superpoderes, a novela é recheada com tomadas que apostam na adrenalina. E começou bem ao investir nesse quesito. O capítulo de estréia marcou 17 pontos com 27% de participação, melhor desempenho em um capítulo de estréia da emissora.

Os méritos, no entanto, vão além dos números. Quando estreou na Record, em Prova de Amor, o diretor Alexandre Avancini fez um trabalho correto, mas não diferente do que produzia na Globo. Em Vidas Opostas, ele acertou o tom na hora de retratar a realidade nua e crua das favelas cariocas proposta pelo autor Marcilio Moraes. Mas, em Caminhos do Coração, a grandiosidade e a qualidade da produção impressionam.

Não faltaram helicópteros, lanchas em alta velocidade e explosões de carro. A evolução técnica da emissora tornou-se explícita. Tanto que a equipe se animou e há um certo exagero no uso de efeitos especiais para retratar determinados mutantes, como no caso do personagem Lucas, de Jean Fercondini, que tem o poder de ler os pensamentos. Fora esses excessos, a qualidade de produção das cenas foi a melhor atração do novo folhetim.

Tiago Santiago conta com um bom diretor e também com bons atores. Ítala Nandi, como a médica Júlia, que desenvolveu a experiência com embriões na clínica Progênese, mostrou-se muito segura ao travar diálogos sobre biotecnologia e evolução da espécie humana com o médico Sócrates, de Walmor Chagas. O veterano só fez uma breve participação na história. E os dois não são os únicos destaques.

A protagonista Maria, de Bianca Rinaldi - acusada injustamente de matar o médico -, responde à altura da responsabilidade que o autor colocou em suas mãos. A atriz - ex-ginasta - está muito à vontade como trapezista e transmite naturalidade em cena. Angelina Muniz e Eduardo Lago também são atores que deixam Tiago em uma posição confortável se for preciso recorrer a coadjuvantes para se salvar de qualquer deslize.

Caminhos do Coração tem a fantasia que atrai as crianças, a ação que costuma chamar a atenção dos homens e, é claro, não abre mão de mocinhas, vilões e romance para agradar os que não abrem mão dos folhetins tradicionais. Para quem assistiu ao longa X-Men, de Bryan Singer, a novela tem cara de "remake". Mas feito com qualidade. E se o elenco mirim superpoderoso não emplacar, tem a magia do circo e a eletrizante trama policial para tapar o buraco dos mutantes. Tiago Santiago parece ter se cercado de cuidados para assinar o novo xodó da emissora. Pelo menos de início, tudo parece estar no seu devido lugar.
 

TV Press
Imprimir Enviar