> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Domingo, 19 de agosto de 2007, 13h05  Atualizada às 13h35
Autor emplaca trama com super-heróis na Record
 
Gabriela Germano
 
Jorge Rodrigues Jorge/TV Press
Tiago Santiago está cheio de prestígio na Record
Tiago Santiago está cheio de prestígio na Record
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Tiago Santiago convenceu a Record a levar para a TV uma de suas paixões desde a infância. Fã dos X-Men e outros super-heróis dos quadrinhos, o autor emplaca na emissora, a partir de 28 de agosto, uma novela repleta de mutantes com poderes especiais.

» Fafá de Belém grava novela como dona de circo
» Atores gravam cena de 'Caminhos do Coração' em Miami

Com Caminhos do Coração, ele pretende atrair crianças, adolescentes e toda a família para frente da TV. Quer superar os bons números de Prova de Amor, que manteve os 17 pontos de média e lhe deu credibilidade e prestígio.

"Sempre adorei história em quadrinhos e super-heróis são um sucesso nos filmes. Então resolvi fazer uma novela lúdica e repleta de aventuras", resume Santiago.

Você escreveu Prova de Amor, a novela mais bem-sucedida da Record em média de audiência. Prestes a estrear Caminhos do Coração, esse resultado lhe traz mais prestígio ou pressão dentro da emissora?
Prova de Amor realmente fechou com uma média de 17 pontos de audiência, a maior alcançada pelos folhetins da Record até agora. O último capítulo chegou a marcar 29 de pico. Sem contar que eu já tinha feito a versão de A Escrava Isaura, que é a segunda no Ibope, ao lado de Vidas Opostas. A pressão para que Caminhos do Coração faça sucesso existe, é claro. A expectativa da Record é que a gente supere todos esses resultados ou pelo menos repita. Quero superar. Nesta reta final para a estréia da novela, sonho acordado direto com a novela. E já sonhei dormindo também.

A idéia de misturar super-heróis mutantes com um núcleo circense é ousada para uma novela. Houve resistência por parte da Record?
O pessoal levou um susto. Senti que não estavam esperando uma sinopse como essa. Houve uma preocupação natural. Mas acho que os créditos que consegui com os projetos anteriores na emissora funcionaram como garantia para que eles dissessem: "vamos embarcar nessa". Tive liberdade total para escrever a história. Já fiz um trabalho de época, outro contemporâneo, agora resolvi trabalhar com realismo fantástico, que sempre faz sucesso e eu adoro.

A Record é o espaço para ousar? No tempo em que trabalhou como colaborador na Globo, você nunca conseguiu emplacar um projeto próprio ou diferenciado...
Enquanto estive na Globo, sugeri novelas diferentes, mas nada aconteceu. Lembro-me de uma sinopse baseada em Os 12 Trabalhos de Hércules, livro do Monteiro Lobato que eu mais gostava. Entendo, no entanto, que sempre estava concorrendo com gente que tinha muito mais estrada do que eu. O pulo do gato de um colaborador para conseguir emplacar sua própria novela é difícil de realizar na Globo. Com certeza a Record é um espaço para ousar e experimentar. São outras cabeças pensantes para apresentar um panorama novo dentro da TV. Hoje minha vida mudou completamente. Houve um momento na Globo em que pensei: "estou fazendo 40 anos e ainda sou colaborador". Eu me sentia de mãos atadas porque nem sempre concordava com o meu superior, mas não podia fazer nada. Na Record, sinto-me realizado.

Hoje você é quem coordena outros colaboradores. Como costuma trabalhar com eles?
Acho que sou bem centralizador e faço com eles o que outros autores faziam comigo (risos). Mas é porque tento escrever o máximo possível. Minha mão está em todos os núcleos, vejo tudo. Se pudesse, escreveria todos os capítulos inteiros. Em Caminhos do Coração vou trabalhar com seis colaboradores, entre eles, o Doc Comparato. Fazemos reuniões constantes e eles corrigem tudo o que escrevo também.

Mutantes e super-heróis para atrair as crianças, às 22h. Não é muito tarde da noite?
O horário das 22h só perde para o das 21h em números de televisores ligados. Além disso, nessa faixa a gente não concorre com a Globo. É a melhor tática para alcançar a liderança. Acho que ainda há muitas crianças acordadas nesse horário. Antes de dormir, elas vão ter uma opção lúdica e sem violência para ver. Tem ação, aventura, mas nada que o público infantil não possa acompanhar. Ainda há a questão das famílias reunidas nesse horário. Quem rejeita cenas de sexo ou violência não terá problemas com Caminhos do Coração.
 

TV Press
Imprimir Enviar