> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Alta estação
Domingo, 26 de novembro de 2006, 10h00  Atualizada às 10h02
Bar é destaque na trama de "Alta Estação"
 
Diogo de Oliveira
 
Pedro Paulo Figueiredo/TV Press
Alta Estação  é uma novela juvenil
Alta Estação é uma novela juvenil
 Últimas de Alta estação
» Elenco de 'Alta Estação' grava em ritmo de despedida
» 'Alta Estação' chega ao fim em junho
» Irmão de Camila Pitanga está em seu quarto trabalho na TV
» A versátil Cinthia Monnerat vive Denize em 'Alta Estação'
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Mais que um simples bar, um agitado "point" para reunir a galera de Alta Estação. Essa foi a proposta inicial da autora Margareth Boury para o Jony's bar, uma mistura de restaurante, boteco, casa de show e boate - que é um dos pontos de encontro dos personagens da novela juvenil da Record. Lá, a turma de universitários dança, canta, conversa, briga, namora, faz as pazes e se desentende de novo, entre outras coisas.

Veja a foto ampliada!
Fotos ampliadas de famosos!

Do início da trama para cá, o bar ficou tão movimentado que foi ganhando importância na história. E longe de ser apenas um ponto de encontro, o Jony's acabou tornando-se um dos principais cenários do "folheteen". "O que mais gosto no Jony's é essa mistura de bar e música. Outro lado bom é que a quantidade de texto nas cenas é bem menor. Ou seja, gravar lá é uma festa!", empolga-se Ariela Massoti, intérprete da Bárbara -garçonete do Jony's e uma das protagonistas da trama.

Com uma decoração bem futurista, o Jony's tem um palco central iluminado com luz negra e néon colorido. Embora a proposta do Jony's seja bem parecida com a do Gigabyte, o bar de Malhação, novela infanto-juvenil da Globo, o ambiente no restaurante de Alta Estação não tem qualquer paralelo. Lá, os estudantes de ensino médio que freqüentam o bar do "folheteen" global dão lugar a universitários.

Com isso, é permitida a venda de bebidas alcoólicas, além de cenas quentes que vão dos tapas aos beijos. Tudo captado pelas lentes das quatro câmaras - duas fixas e duas portáteis ¿ posicionadas estrategicamente pelo diretor João Camargo. "Nós trabalhamos com um plano de cinema, que se assemelha mais as séries americanas The O.C. e Felicity. Usamos muito teleobjetivas, para ficarmos um pouco distanciados dos atores, o que dá uma qualidade visual maior", explica João.

Mais que as cenas de diálogo entre os atores, a música é o principal ingrediente do Jony's. O palco é uma atração quase diária no "folheteen" da Record. Lá, quem comanda o show é a banda A Gente Veio Pra Ficar, comandada por Flávia - a vocalista vivida pela louríssima Lana Rodes. Tudo feito ao vivo, mas com muitos ensaios. "É uma loucura! Tem dias que chego para gravar sem ter ensaiado a música com a banda. Mas eu adoro!", garante a atriz-cantora.

Em meio ao ambiente movimentado do Jony's, difícil mesmo é organizar e coordenar os atores e os cerca de 60 figurantes presentes. Quem mais "sofre" nessas horas é o assistente de direção Rogério Passos - o "Bolinha". A cada cena são dezenas de gritos. "É um cenário enorme, mas a média de figurantes não chega a ser muita. Tanto que, às vezes, temos de dar uma disfarçada", confessa.

Quem pensa que as gravações são uma farrinha permanente, se engana. Dependendo da quantidade de cenas e de atores, a carga horária média no bar cenográfico chega a ultrapassar 12 horas. Como a novela tem um elenco pequeno, formado por pouco mais de dez atores, a quantidade de "takes" é grande e quase sempre com a maioria da turma presente. Isso faz com que uma cena dure muito tempo para ser realizada.

Para completar, a novela não tem mais que dois dias de frente de capítulos, por conta do elenco reduzido. E isso obriga os atores de Alta Estação a gravarem as cenas no Jony's durante dois ou três dias da semana, quase sempre seguidos. "É um dos motívos pelos quais o Zen fala 'Eu sofro, Senhor. Eu sofro'. Como é o gerente do bar, ele está o tempo inteiro ali. Mas, no fundo, ele adora o Jony's", brinca o ator Fábio Lago, intérprete do Zen.
 

TV Press
Imprimir Enviar