> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Segunda, 14 de julho de 2003, 07h15 
Marketing e imprevisibilidade marcam Silvio Santos
 
Leonardo Lara
 
SBT/Divulgação
Depois de uma possível venda, um grande sucesso no SBT
Depois de uma possível venda, um grande sucesso no SBT
Galeria de fotos
» Silvio Santos: marketing e imprevisibilidade
Saiba mais
» SBT divulga nota confirmando boa saúde de Silvio
» Silvio Santos diz que entrevista era gozação
» Band exibe entrevista exclusiva com Silvio Santos
» Entrevista pode ser 'piloto' de programa de Silvio
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
As grandes sacadas de Silvio Santos

Não é a primeira e, provavelmente, não será a última vez que o empresário e apresentador Silvio Santos vai anunciar que sua emissora, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) - segunda rede de TV do Brasil, está à venda.

Na polêmica entrevista à revista Contigo, Silvio Santos, que posteriormente afirmou que tudo não passou de uma "gozação", chegou a anunciar a venda da emissora para a rede mexicana Televisa e também para o empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Segundo a "pegadinha" do apresentador, o SBT teria sido vendido por R$ 2 bilhões. O grande problema nisso tudo é que os veículos de comunicação brasileiros só podem ter 30% de seu capital vendido para uma empresa estrangeira, fazendo com que a informação de Silvio (de que a Televisa teria pago R$ 1 bi e Boni mais R$ 1 bi) fosse completamente infundada.

A primeira vez que surgiram boatos sobre a venda do SBT foi no final da década de 80, quando chegou a se noticiar que o empresário estaria negociando com uma empresa japonesa. Logo em seguida, no lugar da venda, Silvio Santos surpreendeu a todos, lançando o sanguinolento Aqui Agora e a novela Carrossel. Os dois programas levaram a audiência do SBT às alturas e afastaram qualquer possibilidade de venda da rede.

Passado esse episódio, o SBT apostou na qualificação de sua programação, contratando nomes de peso para o jornalismo (Boris Casoy, Lilian Witte Fibe e Marília Gabriela) e também para a área de shows (Jô Soares e Serginho Groissman), conseguindo trazer anunciantes qualificados e também chamando a atenção de um público diferente da tradicional audiência do SBT, as classes A e B.

O faturamento aumentou, mas a audiência nem tanto e, no final da década de 90, num encontro no melhor estilo Programa Silvio Santos, o "patrão" reuniu nomes pesados do mercado publicitário em um de seus estúdios do Complexo Anhanguera, em São Paulo. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de venda da rede, o homem sorriso não titubeou e respondeu que se encontrasse alguém que aceitasse pagar o que ele queria, o negócio estava feito.

O objetivo de Silvio era ouvir o que o mercado pensava sobre o SBT e sobre ele e de que maneira melhorar a relação com as agências de publicidade e anunciantes. Depois disso o SBT fechou contratos milionários com grandes estúdios de cinema dos EUA (Disney e Warner) e também com a Televisa (para a produção brasileira de textos mexicanos).

A verdade é que dificilmente, enquanto Silvio Santos estiver vivo, o SBT deixará de ter a "cara" dele, a imprevisibilidade do "patrão". A Casa dos Artistas e Show do Milhão, por exemplo, demonstram bem como é Silvio Santos. Um dia sua programação está "fraca" e no outro, meio que de repente, as coisas acontecem e tiram o sono da Rede Globo. A televisão corre nas veias do empresário e, como ele ainda não conseguiu formar um herdeiro para administrar o negócio, os telespectadores podem ficar tranqüilos que o Homem do Baú, continuará visitando a casa da maioria dos brasileiros por um bom tempo.
 

Redação Terra
Imprimir Enviar