> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

Bicho do Mato
Sábado, 26 de agosto de 2006, 11h57 
Núcleo rural de "Bicho do Mato" mostra parceria atrás das câmaras
 
Luiz Almeida
 
Jorge Rodrigues Jorge/TV Press
Almir Sater e Roberto Bomtempo nos bastidores de  Bicho do Mato
Almir Sater e Roberto Bomtempo nos bastidores de Bicho do Mato
 Últimas de Bicho do Mato
» Elenco se reúne para assistir ao último capítulo de 'Bicho do Mato'
» 'Bicho do Mato' termina com 4 opções para assassinato de Ramalho
» Roberto Justus grava participação em 'Bicho do Mato'
» Cecília e Juba se casam na fazenda em 'Bicho do Mato'
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Acordes de violões e violas tomam conta dos estúdios da Record, na zona oeste do Rio. Transformado numa espécie de rancho do interior com o clima rural da novela Bicho do Mato, os estúdios da RecNov abrigam cenas para lá de musicais. A descontração pontua as gravações de duas cenas do capítulo 42, que vão ao ar nesta segunda, dia 4 de setembro.

Veja a foto ampliada!
Leia o resumo da novela

Sob a "batuta" do diretor Roberto Bomtempo, que mais parece reger os atores, estão presentes os personagens dos atores do núcleo pantaneiro da trama de Christiane Fridmann, como Angelina Muniz, Valéria Alencar, Sérgio Reis, Almir Sater e Dáblio Moreira.

Embalados pelo ritmo sertanejo dos três cantores-atores - Sérgio, Almir e Dáblio -, o clima na equipe é sempre animado. "É sempre mais agradável gravar com música, pois relaxa o ambiente", constata a atriz Angelina Muniz, que vive a simpática Francisca.

A primeira cena é embalada por Lua Nova, de Almir Sater e Paulo Simões. A música é cantada pelo próprio Almir, que vive o Mariano, e por Sérgio Reis e Dáblio Moreira, que interpretam Geraldo e Pitoco, respectivamente.

Nessa cena, os três estão na varanda da fazenda, quando são surpreendidos pela chegada de Francisca e Yara, personagens de Angelina Muniz e Valéria Alencar, que se derretem com os versos da canção. Na segunda, por sua vez, os cinco estão reunidos na cozinha e se divertem com a cantoria de "Rio de Lágrimas", de Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos.

Atentos às orientações do diretor Roberto Bomtempo, os atores se preparam para os ensaios. Ajustadas as câmaras, os refletores de luz e passado o texto com os atores, é hora de iniciar as gravações. Com o elenco afinado em todos os sentidos, as cenas transcorrem sem maiores obstáculos. Algumas precisam ser refeitas apenas por pequenos deslizes e alguns tropeços nos diálogos. "Agora é de verdade, a boa, não vamos errar!", pede Roberto Bomtempo.

A ordem é imediatamente acatada pela equipe. Entre uma tomada e outra, Sérgio Reis, Almir Sater e Dáblio Moreira afinam os instrumentos e ajustam o ritmo. Nas gravações, aliás, todos parecem se divertir com a cantoria e se animam com as músicas. Valéria Alencar, que interpreta a Yara, é uma delas.

A atriz avalia que a atual novela é também uma espécie de reencontro - ela também participou, ao lado de Almir Sater, da trama de Ana Raio e Zé Trovão, da extinta Manchete. "Penso até em trazer meu filho mais velho para as gravações para ele ouvir a música deles", derrete-se.

Os três cantores-atores, por sua vez, também assumem que adoram atuar em cenas em que seus respectivos personagens aparecem entoando uma modinha ou um clássico da música sertaneja. Um dos mais animados é Dáblio Moreira. Na "pele" do Pitoco, o novato ator conta que dividir o "set" é uma oportunidade de aprender um pouquinho com Almir Sater e Sérgio Reis.

Depois de viver o cantor Zezé Di Camargo no filme "Dois Filhos de Francisco", Dáblio não disfarça a empolgação ao tocar com os dois colegas de elenco. "O trabalho do Sérgio eu conhecia melhor do que o do Almir. Mesmo assim, é uma honra poder ter esse contato. Até nos camarins a gente faz um som", destaca Dáblio Moreira.

Parceiros desde Pantanal, na extinta Manchete, além de terem participado também de O Rei do Gado, da Globo, Sérgio Reis e Almir Sater fazem coro ao garoto Dáblio Moreira. Para os dois cantores-atores, o convívio musical quase que diário nos camarins e nos estúdios faz com que eles mantenham-se sempre afinados na hora de gravar as cenas de Bicho do Mato.

Sérgio Reis, intérprete do tema de abertura da novela - a música Retratos do Brasil, de João Caetano -, destaca que o contato com Almir retoma uma velha parceria. "Além disso, é bom podermos mostrar a boa música feita no interior do Brasil", ressalta Sérgio.

Almir, que teve a "sorte" de emplacar três canções na trilha sonora da trama - que será lançada em meados de setembro -, destaca que o bom entrosamento serve até nos contratempos. "Certo dia, tivemos apenas uma hora para decorar e cantar uma música. Mas nesse clima, tudo vira festa", comemora Almir.
 

TV Press
Imprimir Enviar