> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Segunda, 21 de agosto de 2006, 10h58  Atualizada às 17h49
Tom e Jerry são criticados na Grã-Bretanha por fumarem
 
Reprodução
Tom e Jerry terão de parar de fumar nos desenhos
Tom e Jerry terão de parar de fumar nos desenhos
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Eles se perseguem em grande velocidade, manuseando machados e martelos. Mas a famosa dupla de desenho animado Tom e Jerry está enfrentando críticas na Grã-Bretanha não por causa da violência, mas por seu hábito de fumar na tela.

Cenas com cigarros são cortadas de desenhos clássicos
Fotos ampliadas de famosos!

O órgão regulador Ofcom recebeu uma reclamação de um espectador que não gostou de ver dois episódios envolvendo o hábito de fumar.

No episódio chamado Texas Tom, o gato azarado tenta impressionar uma gata enrolando um cigarro, acendendo-o e fumando-o com uma mão. No episódio Tennis Chumps, o adversário de Tom em uma partida fuma um grande charuto.

Em um boletim publicado em seu website, a Ofcom apontou "preocupações de que fumar na televisão possa normalizar o hábito de fumar", e disse que a empresa Turner, licenciada da Boomerang, que coloca os desenhos no ar, concordou em editar algumas cenas de fumo de Tom e Jerry.

"A licenciada... propôs editar algumas cenas ou referências nas séries em que os personagens aparecem fumando, ou em que o hábito de fumar aparece glamourizado ou que possa encorajar a imitação", disse a Ofcom, acrescentando que o episódio "Texas Tom" era um dos exemplos. Mas a empresa não cortará todas as cenas de fumo, acrescentou.

A Ofcom disse que entende que o hábito de fumar era mais aceito quando os desenhos foram produzidos, entre os anos 1940 e 60, mas apontou que os limites para inclusão de tais cenas, quando a audiência é predominantemente mais jovem, deveriam ser maiores.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Imprimir Enviar