> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Sábado, 5 de agosto de 2006, 12h11 
Novela "Cristal" vira "pedra no sapato" do SBT
 
Gabriela Germano
 
Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias/TV Press
Dado Dolabella é o protagonista de  Cristal
Dado Dolabella é o protagonista de Cristal
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Não foi desta vez que Silvio Santos viu seu investimento em teledramaturgia trazer retorno. Ele empatou seu capital em equipamentos, construção de cidade cenográfica e até na contratação de elenco, mas aparentemente esqueceu que é preciso ter uma boa história para contar. Cristal faz jus ao próprio título: é cara e frágil.

Leia o resumo da novela

A audiência é baixa - começou com uma média de nove pontos e hoje não passa dos seis - e é resultado dessa insistência em adaptações hispânicas. Pior: o ibope deixou de ser apenas conseqüência dos erros e passou a ser um problema em si. A trama realmente tem falhas de produção e, para aumentar a lista de problemas, egos inflados causam desentendimentos internos. Pelo jeito, o fracaso subiu à cabeça de algumas figuras da equipe.

Quando falta uma boa história, não há grandes alternativas para acertar no resto. O texto é uma adaptação de uma produção mexicana, que já era uma adaptação de uma produção venezuelana. E a trama muito pouco verossímil, ainda mais em comparação às novelas supernaturalistas produzidas no Brasil. Como a história não seduz, a tentação de mudar de canal é quase irresistível. Nem mesmo os nomes nos créditos chegam a ser um atrativo. A não ser por uns poucos atores de talento, como Bete Coelho e Giuseppe Oristânio, predomina no elenco artistas jovens e, em sua maioria, verdes.

Bianca Castanho, a protagonista, até que convence ao encarnar sua heroína sofredora e lacrimosa. Mas o seu par romântico, o fraquíssimo Dado Dolabella, só não é pior porque ele "interpreta" a si próprio. E mesmo assim, não consegue convencer. A impressão é que o único interesse de Dado era colocar duas músicas na novela e tentar emplacar na carreira de cantor. E a presença dele tem afetado, efetivamente, a produção. Ele chegou a se desentender com o diretor Déo Rangel, que ficou sem dirigi-lo por um tempo.

E se não bastassem tantos tropeços, Silvio Santos dispensou o diretor de teledramaturgia da emissora Herval Rossano recentemente. Em seu lugar, recolocou Davi Grimberg. A mudança fragiliza toda a equipe, que não sente firmeza na produção. E é difícil acreditar que a trama não será encurtada para estancar a derrama de audiência da emissora de Silvio Santos. Quando as novelas do SBT eram a única alternativa às produções da Globo, este jeito mexicano de fazer novela até rendeu alguns pontinhos à emissora. Este filão, porém, parece ter se esgotado definitivamente.
 

TV Press
Imprimir Enviar