> Diversão  > Gente & TV


 Especiais
BBB 9

 Sites relacionados
Caras
Cinema & DVD
Diversão
IstoÉ Gente
Música
OFuxico
Séries de TV
Séries Online
Sonora

 Notícias por e-mail

 Fale conosco

TV
Terça, 6 de junho de 2006, 16h44 
Billy Preston, o "quinto Beatle", morre aos 59 anos
 
Dean Goodman
 
 Últimas de TV
» CORRIGE-Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» Cantor Elton John é pai pela segunda vez
» CORREÇÃO-Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
» Jodie Foster anuncia que é lésbica no Globo de Ouro
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O tecladista Billy Preston, conhecido como "o quinto Beatle", mas que também tocou com os Rolling Stones e fez sucesso em carreira solo, morreu no Arizona, na terça-feira, depois de uma doença prolongada, informou sua irmã. Ele tinha 59 anos.

Preston estava em coma em um hospital em Scottsdale, Arizona, desde novembro passado, depois de sofrer falência renal e doenças associadas — legado de uma batalha vitalícia contra a dependência de drogas, que o levou à prisão no final dos anos 1990.

Sua irmã, Lettie Preston, disse à Reuters que sua condição se agravou no fim de semana. De acordo com ela, será realizada uma autópsia e o enterro será em Los Angeles.

Jovem prodígio dos teclados, Preston, que nasceu em Houston, Texas, passou a maior parte da vida trabalhando no setor de entretenimento. Ainda adolescente, tocou com artistas como Mahalia Jackson, Little Richard e Ray Charles.

Ele entrou para a órbita dos Beatles em 1969, no momento em que a banda estava a ponto de se separar, e ajudou a acalmar algumas das tensões entre seus integrantes.

O músico tocou nos dois lados do single "Get Back" / "Don''t Let Me Down", cujos créditos foram para "The Beatles com Billy Preston".

Foi a primeira vez que a banda dividiu os créditos com um músico acompanhante. Preston também acompanhou os Beatles no último concerto da banda, o famoso show realizado numa cobertura em Londres, em 1969.

No início dos anos 1970, ele liderou as paradas como artista solo com o instrumental "Outa Space", premiado com um Grammy, "Will It Go Round in Circles" e "Nothing From Nothing". Além disso, compôs "You Are So Beautiful", que fez sucesso em 1974 na voz de Joe Cocker.

Ao mesmo tempo, Preston estava se tornando presença constante ao lado dos Rolling Stones, tendo gravado faixas como "Can''t You Hear Me Knocking" e "Heartbreaker" e tocado com a banda em várias turnês.

Sua vida particular foi mais sombria. Em 1997, um juiz da Califórnia o sentenciou a três anos de prisão por violar os termos de sua liberdade condicional, após uma condenação por posse de cocaína recebida no mesmo ano.

Nos últimos anos de sua vida, Billy Preston viajou em turnê com Eric Clapton e Steve Winwood, além dos músicos da Motown The Funk Brothers. Participou do último álbum de Ray Charles, "Genius Loves Company", além do álbum mais recente dos Red Hot Chili Peppers, "Stadium Arcadium".
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Imprimir Enviar