Emmy 2006

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Sexta, 25 de agosto de 2006, 12h50  Atualizada às 13h29

Tapete vermelho do Emmy mostra as últimas tendências da moda

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Quer conhecer as últimas tendências em matéria de moda? Basta assistir à transmissão da entrega dos Emmy Awards, no domingo. Enquanto milhões de americanos assistem a seus astros e estrelas favoritos da televisão, estilistas e varejistas apostam nas chances de as celebridades divulgarem suas criações e animarem as vendas.

"Acho que, em lugar de revistas de moda e filmes publicitários, o público vem procurando novidades da moda na televisão", disse David Wolfe, diretor criativo da firma de consultoria The Doneger Group. "Ele se relaciona com a televisão e com as pessoas que aparecem nela".

É o que espera Orit Eckstein, um dos muitos estilistas que pretende se beneficiar com a exposição proporcionada pela televisão. Eckstein, cujos sutiãs Zbra, com alças cravadas de pérolas de água doce, serão usados por três das convidadas ao Emmy, disse que cortejar celebridades é uma maneira de conseguir uma valiosa publicidade gratuita. De acordo com o estilista, a atriz Eva Longoria, de Desperate Housewives, vai usar as alças de sutiã enfeitadas com pérolas num episódio do show.

"Os sutiãs vão estar em toda parte na próxima temporada", disse Eckstein. "As mulheres vêem, e é assim que começa uma tendência da moda. Todo mundo quer imitar quem vê na TV". Hollywood já desencadeou várias tendências da moda, mas muitas vezes é a televisão que move a disseminação de visuais casuais.

Com tempos de filmagem mais rápidos do que o cinema, os estilistas da TV podem aderir às tendências mais recentes, de modo que, quando um episódio termina, adolescentes da Califórnia até Nova York já pedem uma roupa como a de seus ídolos da telinha.

"Com a televisão, é um processo relativamente rápido, às vezes instantâneo", comentou Matt Meyerson, da firma de relações públicas BWR, especializada em merchandising. Citando como exemplo o programa American Idol, ele disse: "Posso lhes dar uma peça hoje, e eles a estarão vestindo amanhã".

A figurinista de O.C., Robin West, disse que muitas vezes ouve adolescentes analisando suas roupas favoritas da temporada passada do seriado. "Recebemos muito feedback de espectadores querendo saber quem produz essa ou aquela peça", disse West, acrescentando que produtos da Abercrombie & Fitch, Victoria's Secret e Guess são usados no programa.

Enquanto os vestidos usados nas cerimônias de premiação transmitidas pela televisão muitas vezes estão fora do alcance do grande público, às vezes uma peça usada no tapete vermelho tem impacto direto no varejo de massa. Foi o que aconteceu quando Sharon Stone vestiu uma blusa preta de gola olímpica da Gap no Oscar de 1996, transformando o artigo simples em objeto imprescindível.

Mas nem todas as temporadas de TV ou cerimônias de premiação são iguais, dizem os analistas de moda. Sex and the City, visto como o Santo Graal da moda na televisão, transformou grifes caras como Manolo Blahnik e Prada em nomes que todo o mundo conhece.

Para alguns especialistas, não há na televisão este ano o clima de interesse por moda que levava milhões de mulheres a acompanhar de perto todas as mudanças de penteado de Jennifer Aniston em Friends. Lost é um seriado de enorme sucesso e se passa numa ilha deserta. Que relação isso pode ter com moda?", indagou Frasier Ross, proprietário da butique Kitson, em Beverly Hills.

Reuters
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